Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 apresenta as medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos com inovações de design e sustentabilidade

Por Rio 2016

Peças não agridem o meio ambiente: as de ouro são 100% livres de mercúrio e as de prata e bronze contam com 30% de material reciclado em sua composição

Rio 2016 apresenta as medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos com inovações de design e sustentabilidade

As medalhas Olímpicas (acima) e Paralímpicas (abaixo) de prata, ouro e bronze (da esq. para a dir.) (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

As medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 foram apresentadas, nesta terça-feira (14), em cerimônia na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra. O Comitê Organizador e a Casa da Moeda do Brasil (CMB) apresentaram os objetos mais desejados pelos atletas, além de detalhes das cerimônias de premiação, com destaque para duas novidades: o design, que pela primeira vez tem o centro ligeiramente mais alto que as bordas, e a presença de guizos no interior das medalhas Paralímpicas, uma inovação de acessibilidade do Rio 2016. 

Mais de 100 funcionários da CMB estiveram envolvidos na produção das 2.488 medalhas Olímpicas e das 2.642 medalhas Paralímpicas. As peças pesam cerca de 500 gramas. O design das medalhas Olímpicas usa folhas de louro para representar a relação entre as forças da natureza e dos heróis Olímpicos. Já os guizos no interior das Paralímpicas criam uma nova possibilidade de interação com a peça. "Conquistar essas medalhas é um caminho de emoção única", disse Mário Andrada, diretor executivo de comunicação do Rio 2016, durante o lançamento.

Para Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o evento desta terça-feira é o passo derradeiro rumo aos Jogos. "Começa hoje a contagem regressiva final para os primeiros Jogos da América do Sul", disse. Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio 2016, também ressaltou que a apresentação é um marco: "As medalhas são um dos maiores símbolos dos Jogos", acrescentou, animado com o design: "São as mais lindas do mundo". 

Já Andrew Parsons, presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), projetou o sucesso dos atletas brasileiros na disputa pelos cobiçados prêmios: "Espero que muitas das medalhas fiquem no Brasil, que se prepara para ter a melhor participação Paralímpica de todos os tempos".

Frente e verso das medalhas dos Jogos Olímpicas e Paralímpicos (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Campeões no meio ambiente

A preocupação com o meio ambiente é uma das marcas das medalhas do Rio 2016. As peças de ouro são 100% livres de mercúrio e as de prata e bronze contam com 30% de material reciclado em sua composição. Já a fórmula da fita que prende as medalhas nos pescoços dos campeões conta com 50% de garrafas PET recicladas. O estojo que guarda as preciosidades é feito de madeira produzida em áreas com atividade ambiental sustentável e socialmente responsável.

Premiação bem vestida

Também foram revelados os trajes dos escolhidos para entregar as medalhas aos campeões. Eles levam a assinatura de Andrea Marques. "A ideia básica era que as roupas traduzissem o Rio de Janeiro como uma cidade acolhedora", explica a estilista carioca. Para isso, Andrea usou cores, estampas e puro algodão. O resultado final são peças que ratificam a descontração, o frescor e a elegância tropical do estilo de vida na cidade-sede dos Jogos Rio 2016.

Feitos de madeira de pinheiro (Pinus eliote), os pódios são enfeitados com mangue de praia (Clusia Fluminensis) e outras plantas. De acordo com os criadores, o design das plataformas permite que elas sejam reutilizadas como móveis após os Jogos.

Mascote Tom com cabelo dourado será entregue aos medalhistas Paralímpicos (foto: Rio 2016/Alex Ferro)

Medalhas para colecionadores

É sempre bom lembrar que as medalhas Olímpicos e Paralímpicas não estão disponíveis para venda. O Comitê Rio 2016 oferece aos colecionadores a possibilidade de adquirir as medalhas comemorativas. Com preços entre R$ 70 e R$ 9.560, o souvenir dos Jogos conta com versões de ouro, prata, bronze e bronze dourado.