Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Rio 2016 anuncia calendário de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Por Rio 2016

Na véspera da marca de 2 anos para os Jogos, sai a lista da série de eventos que vão trazer os maiores ícones do esporte à cidade

Rio 2016 anuncia calendário de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Calendário mostra os 45 eventos esportivos que serão realizados antes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 (Getty Images)

O Comitê Rio 2016 anunciou nesta segunda-feira (04) o calendário preliminar de eventos-teste dos Jogos, com destaque para 45 eventos esportivos que vão trazer os maiores ícones do esporte ao Rio de Janeiro antes do início das competições Olímpicas e Paralímpicas de 2016. Aproximadamente 8.400 atletas, sendo 1.200 Paralímpicos, são esperados para competir nos eventos-teste dos Jogos Rio 2016. 

Os eventos-teste são parte fundamental da preparação dos Jogos - uma oportunidade para testar os locais de competição e as operações das instalações, além de dar aos atletas a chance de competir nos locais onde serão realizadas as disputas em 2016. O primeiro evento-teste, a Regata Internacional de Vela, já está sendo realizado na Marina da Glória, com a participação de mais de 300 atletas, sendo 23 medalhistas Olímpicos.

O Comitê Rio 2016 trabalha em parceria com as federações internacionais de cada esporte, definindo os detalhes dos eventos, que, em sua maioria, serão realizados entre o segundo semestre de 2015 e a primeira metade de 2016. O calendário preliminar mostra onde e quando os eventos de cada esporte serão realizados e está sujeito a mudanças. As datas específicas de cada evento serão anunciadas até o fim deste ano. Além de testes para os Jogos, os eventos-teste são competições de alto nível e alguns contarão com venda de ingressos.

“A definição do calendário é um passo importante, pois estes eventos nos permitirão testar todos os aspectos das competições e garantir que na hora dos Jogos tudo esteja perfeito para que os atletas possam obter seus melhores desempenhos”, explica o diretor de Esportes e Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016, Agberto Guimarães.

O calendário do Rio 2016 incluirá 33 eventos para esportes Olímpicos, seis exclusivamente para esportes Paralímpicos e outros seis contendo tanto competições Olímpicas quanto Paralímpicas. Os eventos organizados pelo Comitê Rio 2016 formarão a série Aquece Rio , além disso, também acontecerão eventos organizados pelas federações esportivas nacionais e internacionais, onde o Rio 2016 vai testar operações específicas.

“Os eventos-teste são uma parte vital da preparação para a organização dos Jogos, garantindo a oportunidade de colocar em prática todo o nosso planejamento. Eles também representam uma chance única de integrar a equipe do Comitê Organizador com as federações esportivas nacionais e internacionais e as equipes dos governos, que também terão um papel crucial na entrega dos Jogos”, completa Delphine Moulin, gerente de eventos-teste do Rio 2016.

Após o fim da Regata Internacional de Vela, neste sábado (09), os outros eventos-teste serão realizados em três grupos entre 2015 e 2016. O primeiro grupo, entre julho e outubro de 2015, reunirá principalmente esportes ao ar livre, como remo, hipismo, ciclismo de estrada e maratonas aquáticas. A ideia é realizar as competições no mesmo período do ano em que os Jogos serão disputados, para reproduzir as condições climáticas.

O segundo grupo de eventos será realizado entre novembro de 2015 e fevereiro de 2016, durante o verão do hemisfério sul, e terá o foco voltado para eventos indoor, como tênis de mesa, boxe e rugby em cadeira de rodas. O grupo final, entre março e maio de 2016, incluirá eventos de maior complexidade, como o atletismo e a natação Olímpicos e Paralímpicos, e será uma oportunidade de testar e ajustar as operações com a maior parte da força de trabalho que estará em ação nos Jogos.