Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 já tem data para começar: 3 de maio

Por Rio 2016

Primeiras etapas do percurso foram anunciadas nesta quarta-feira, quando o símbolo dos Jogos visitou o Centro do Rio

Revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 já tem data para começar: 3 de maio

A tocha Rio 2016 é exposta no Centro do Rio, para celebrar o marco de um ano para os Jogos Olímpicos (Comitê Rio 2016)

O revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 cada vez toma mais forma. Após o anúncio de 83 cidades brasileiras por onde a tocha irá passar, feito no evento de apresentação do objeto, nesta quarta-feira (5) foram confirmadas as primeiras datas do percurso.

Em entrevista coletiva no Parque Olímpico da Barra, o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, anunciou que a tocha será acesa na cidade grega de Olímpia, conforme a tradição milenar dos Jogos Olímpicos, no dia 21 de abril de 2016. Após um rápido trajeto pelo país, a tocha será entregue ao Brasil no dia 27 do mesmo mês. E, em 3 de maio de 2016, finalmente, terá início, em Brasília, o revezamento da tocha Olímpica Rio 2016, que irá durar 95 dias, culminando com o acendimento da pira no estádio do Maracanã, no dia 5 de agosto de 2016, daqui a exatamente um ano.

Também nesta quarta-feira, o Comitê Rio 2016 levou a tocha Olímpica ao Largo da Carioca, no Centro da cidade, para que a população pudesse conhecê-la "pessoalmente", em um aperitivo do que será vivenciado a partir de maio de 2016, durante o revezamento. Em incontáveis selfies, centenas de pessoas registraram a tocha a poucos metros de distância.

Tocha Olímpica Rio 2016 no Largo da Carioca

Atores fazem brincadeiras ao redor da tocha Olímpica Rio 2016, em exibição no Centro da cidade (Foto: Comitê Rio 2016)

 

As 83 cidades já anunciadas incluem as 26 capitais estaduais (além do Distrito Federal) e serão o destino da tocha ao fim de cada dia de revezamento – ou seja, onde ela irá “passar a noite” –, com exceção de quando houver paradas técnicas ou momentos especiais de passagem da tocha.

Além do carregador, o revezamento envolve todo um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016.

Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número possível de pessoas impactadas, dentro do período pré-estabelecido para a duração total do revezamento. A estimativa do Comitê Rio 2016, somando a população de todos os pontos de passagem da tocha, é que 90% dos brasileiros acompanhem o revezamento.

Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia). Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10.000 milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.