Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Reunindo movimento, inovação e brasilidade, tocha Olímpica Rio 2016 é apresentada

Por Rio 2016

Percurso com 83 cidades do revezamento também foi divulgado. Jornada começa em maio de 2016 e reunirá 12 mil condutores

Reunindo movimento, inovação e brasilidade, tocha Olímpica Rio 2016 é apresentada

Torben, Dilma, Nuzman e Isabel Swan revelam o desenho da tocha Olímpica (Divulgação / Rio 2016)

Movimento, inovação, brasilidade: estas três palavras resumem a tocha Olímpica Rio 2016, apresentada na manhã desta sexta-feira (3) no Auditório da Fundação Habitacional do Exército, em Brasília. Movimento em seu design curvilíneo e suave; inovação no seu mecanismo de acendimento da chama, jamais presente em tochas Olímpicas; brasilidade em suas cores e ícones, que remetem às belezas naturais do país-sede dos primeiros Jogos Olímpicos da América do Sul.  

O evento de lançamento da tocha – que contou com a presença da presidente da República, Dilma Rousseff, e do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, além de personalidades do esporte nacional, como os medalhistas Olímpicos Torben Grael, Isabel Swan (ambos da vela), Bernard, Leila e Paulão (os três do voleibol) – também apresentou as 83 cidades do Brasil já confirmadas como integrantes do revezamento (veja a lista completa abaixo). Essas cidades, incluindo as 26 capitais estaduais e Brasília, serão o destino da tocha ao fim de cada dia de revezamento – ou seja, onde ela irá “dormir” –, com exceção de quando houver paradas técnicas ou momentos especiais de passagem da tocha.

"A tocha Olímpica é verdadeiramente bonita e fantástica. Ela vai circular pelo Brasil e será empunhada por homens e mulheres do nosso povo. Vai ser sentida em vários municípios, e vai cortar o país de norte a sul e de leste a oeste. Será uma cooperação grandiosa", afirmou a presidente Dilma.

Além do carregador, o revezamento envolve todo um comboio de veículos, que deve passar por cerca de 500 cidades: 300 receberão o revezamento propriamente dito e outras 200 assistirão à passagem do comboio com a chama exposta. A lista completa do trajeto será divulgada no início de 2016. Todo o percurso foi montado sob a premissa do maior número possível de pessoas impactadas, dentro do período pré-estabelecido para a duração total do revezamento. A estimativa do Comitê Rio 2016, somando a população de todos os pontos de passagem da tocha, é que 90% dos brasileiros acompanhem o revezamento.

“Queremos mostrar ao mundo a química que, acreditamos, vai nascer do encontro da chama Olímpica com o calor humano brasileiro. O Rio de Janeiro está trabalhando muito para receber os Jogos, mas esses são Jogos do Brasil e a população inteira vai participar. O mais importante é que cada pessoa que participar do revezamento possa deixar para a sua cidade uma mensagem forte de união”, afirmou Nuzman.
 
"Os Jogos Olímpicos não são feitos apenas de esporte. Eles fazem parte de um processo de apresentação de um país para o mundo. Teremos agora a oportunidade de mostrar a grande nação que somos", disse o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
 
A jornada começa em maio de 2016 e irá durar entre 90 e 100 dias. Serão 12 mil condutores, cada um percorrendo cerca de 200 metros com sua tocha (o que é passado de uma para outra é a chama Olímpica, a mesma acesa ainda na Grécia). Serão 20.000 quilômetros por estradas e ruas brasileiras e mais 10.000 milhas aéreas em trechos das Regiões Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande – sem que o fogo se apague.
 
"Está chegando o dia quando teremos a honra de ser o primeiro país da América do Sul a receber o maior evento esportivo da Terra. Em 399 dias, as pessoas do mundo inteiro irão olhar para nós e ver a chama Olímpica ser acesa no Rio. Estamos confiantes de que vamos responder à altura o grande desafio que recebemos", completou Dilma. 
 

Tocha se movimenta durante o 'beijo'

A tocha apresentada nesta sexta-feira foi produzida com alumínio reciclado, resina e acabamento acetinado, pesa entre 1kg e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. Este movimento de “sobe e desce” acontece ao longo da malha triangular da textura da tocha que, dividida em três partes, alude aos valores Olímpicos de excelência, amizade e respeito.

Estes segmentos se separam e se projetam para cima no momento conhecido como “beijo das tochas”: quando uma passa à outra a chama Olímpica. Ao se abrirem, as três partes revelam a essência de brasilidade da tocha Rio 2016 – diversidade, vibração e natureza, representados pelo mar, montanhas, o céu, o sol e as cores da bandeira do Brasil. Símbolos para todo o conceito que sustenta o revezamento: o encontro do calor ancestral da chama Olímpica com o calor humano do povo brasileiro.

O desenho da tocha é assinado pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no desenvolvimento do projeto. A agência foi escolhida após um processo nacional de seleção que reuniu 76 inscritos, submetidos a uma comissão julgadora multidisciplinar formada por 11 membros reconhecidos por sua experiência na criação de produtos ou por seu destaque no Movimento Olímpico.

“Para criar o desenho da tocha do Revezamento dos Jogos Rio 2016 nos baseamos no espírito Olímpico, na natureza do nosso país, na diversidade harmônica e na energia do nosso povo. Utilizamos o traço específico da marca Rio 2016 para desenhar os seus contornos. Seus segmentos horizontais, uma vez abertos, revelam o céu, as montanhas, o mar e o solo representado pelo calçadão de Copacabana”, conta Beth Lula, diretora de Marca do Comitê.

Nos próximos dois meses, o Comitê Rio 2016 e os patrocinadores oficiais do revezamento da tocha Olímpica Rio 2016 – Coca-Cola, Nissan e Bradesco – anunciarão suas campanhas públicas para selecionar os condutores. Os governos federal e dos estados e municípios por onde a chama passará são parceiros do Comitê Rio 2016 na organização do revezamento, garantindo a prestação dos serviços públicos necessários.

Em uma ação com o Twitter, o Comitê Rio 2016 está mostrando a tocha Olímpica para todos que usam a hashtag #TochaRio2016. Os usuários da rede social vão receber uma imagem personalizada, com informações sobre como eles podem se inscrever no revezamento. O Rio 2016 também levará aos fãs de esportes os bastidores da festa da tocha Olímpica, que acontece no Rio de Janeiro na noite desta sexta-feira, no Jockey Club Brasileiro: siga a conta @Rio2016 e receba selfies exclusivas dos convidados feitas com o Twitter Mirror.
 
A data em que a tocha irá desembarcar em Brasília para dar início a seu trajeto pelo país ainda será definida, mas o revezamento tem dia exato para terminar: 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a pira Olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã. 

mapa cidades do revezamento da tocha

Veja a lista de 83 cidades que serão o destino final da chama Olímpica a cada dia do revezamento:

1 - Brasília
2 - Anápolis
3 - Goiânia
4 - Caldas Novas
5 - Uberlândia
6 - Patos de Minas
7 - Montes Claros
8 - Curvelo
9 - Governador Valadares
10 - Itabira
11 - Belo Horizonte
12 - Juiz de Fora
13 - Cachoeiro de Itapemirim
14 - Vitória
15 - São Mateus
16 - Porto Seguro
17 - Vitória da Conquista
18 - Ilhéus
19 - Valença
20 - Salvador
21 - Senhor do Bonfim
22 - Petrolina
23 - Paulo Afonso
24 - Aracaju
25 - Maceió
26 - Caruaru
27 - Recife
28 - Campina Grande
29 - João Pessoa
30 - Natal
31 - Mossoró
32 - Fortaleza
33 - Sobral
34 - Parnaíba
35 - Teresina
36 - Imperatriz
37 - Palmas
38 - São Luís
39 - Belém
40 - Macapá
41 - Santarém
42 - Boa Vista
43 - Manaus
44 - Rio Branco
45 - Porto Velho
46 - Cuiabá
47 - Campo Grande
48 - Dourados
49 - Presidente Prudente
50 - Londrina
51 - Cascavel
52 - Foz do Iguaçu 
53 - Pato Branco
54 - Passo Fundo
55 - Santa Maria
56 - Pelotas
57 - Porto Alegre
58 - Caxias do Sul
59 - Criciúma
60 - Florianópolis
61 - Blumenau
62 - Joinville
63 - Curitiba
64 - Ponta Grossa
65 - Itapetininga
66 - Bauru
67 - Ribeirão Preto
68 - Franca
69 - Campinas
70 - Osasco
71 - São Bernado
72 - São Paulo
73 - Santos
74 - São José dos Campos
75 - Angra dos Reis
76 - Volta Redonda
77 - Petrópolis
78 - Nova Friburgo
79 - Macaé
80 - Cabo Frio
81 - Niterói
82 - Nova Iguaçu
83 - Rio de Janeiro
 
Vídeo da Tocha Olímpica Rio 2016 - uma producão do Comitê Organizador Rio 2016
Roteiro, Direção e Pós-Produção: Equipe Audiovisual Rio 2016 - Clara Eyer, Lucas Freitas e Gabriela Cruz.
Trilha Sonora: A vida do viajante (Hervê Cordovil / Luiz Gonzaga) - versão original de Luiz Antonio Gomes criada para o vídeo de lançamento da Tocha Olímpica Rio 2016