Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no levantamento de peso

Por Rio 2016

Cinco eventos continentais e o ranking de 20 de junho definirão as vagas restantes no feminino e no masculino

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no levantamento de peso

Ilya Ilyin, do Cazaquistão, tem duas medalhas de ouro Olímpicas e é candidato ao tri no Rio 2016 (Getty Images/Mike Hewitt)

Texto: Marcelo Fefer

Já há 111 vagas distribuídas na disputa masculina e outras 69 para as provas femininas do levantamento do Rio 2016. E esta semana novos países irão assegurar sua participação nesse esporte na próxima edição dos Jogos Olímpicos, com o encerramento do Campeonato Europeu, em Forde, na Noruega, neste sábado (16).

 

Classificados

 

Feminino
Brasil (2), China (4), Rússia (4), República Popular Democrática da Coreia (4), Cazaquistão (4), Tailândia (4), Taipé Chinesa, (4) Colômbia (4), Belarus (4), Japão (4), Ucrânia (3), República da Coreia (3), Egito (3), Venezuela (3), Estados Unidos (3), México (3), Turquia (3), República Dominicana (2), Equador (2), Armênia (2), Indonésia (2) e Romênia (2)

 

Masculino
Brasil (3), Rússia (6), Cazaquistão (6), República Popular Democrática da Coreia (6), Belarus (6), China (6), Egito (6), Indonésia (5), Armênia (5), Colômbia (5), Uzbequistão (5), República da Moldova (5), Irã (5), Tailândia (4), Polônia (4), Alemanha (4), Azerbaijão (4), Ucrânia (4), República da Coreia (4), França (3), Vietnã (3), Geórgia (3), Romênia (3), Taipé Chinesa (3) e Espanha (3)

 

Svetlana Podobedova, do Cazaquistão, ficou com o ouro na categoria até 75kg em Londres (Foto: Getty Images/Laurence Griffiths)

 

Fique atento

 

  • O Brasil tem direito a duas vagas no feminino e mais três no masculino como país-sede. As demais classificações foram asseguradas aos países graças aos seus desempenhos nos Campeonatos Mundiais de 2014 e 2015. Veja os resultados das mulheres e dos homens.

 

  • As demais vagas serão definidas de duas formas: em cinco campeonatos continentais e através do Ranking de Qualificação Olímpica, que será fechado em 20 de junho. Em ambas, só serão contemplados com um lugar nos Jogos os países que não tiverem alcançado sua classificação através dos desempenhos nos Campeonatos Mundiais de 2014 e 2015.

 

  • O Campeonato Europeu começou na sexta-feira (8), em Forde (Noruega), e vai até este sábado (16), com sete vagas para homens e seis para mulheres.

 

  • Confira as datas, sedes e número de vagas dos outros quatro campeonatos continentais: Africano (em Yaoundé, nos Camarões), de 7 a 13 de maio, com cinco vagas para homens e quatro para mulheres; Asiático (em Tashkent, no Uzbequistão), de 22 a 30 de maio, com sete vagas masculinas e seis femininas; da Oceania (em Suva, Fiji), de 23 a 28 de maio com cinco vagas para homens e quatro para mulheres; e das Américas (em Cartagena, na Colômbia), de 6 a 11 de junho, com sete vagas masculinas e quatro femininas.

 

  • E o Ranking de Qualificação Olímpica, que será fechado em 20 de junho, entregará oito classificações para homens e sete para mulheres.

 

Lu Xiaojun, da China, foi campeão Olímpico em Londres 2012 na categoria até 77kg (Foto: Getty Images/Laurence Griffiths)

 

  • Suspensa pela Federação Internacional de Levantamento de Peso em novembro de 2015, após 11 atletas testarem positivo em exames antidoping, a Bulgária, país com tradição nesse esporte, não participará dos Jogos Rio 2016 no levantamento de peso.
  • O líder de competição do levantamento de peso no Comitê Rio 2016, Pedro Meloni, ressalta que as vagas pertencem aos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e que cabe a eles indicar quais atletas os representarão nos Jogos.
  • “Caso tenham seus nomes confirmados pelos CONs, o Ilya Ilin (Cazaquistão), o Lu Xiaojun (China), a Tatiana Kashirina (Rússia) e a Svetlana Podobedova (Cazaquistão) são nomes que geram grande expectativa sobre seu desempenho nos Jogos”, apontou Pedro Meloni, que destacou ainda um feito que pode ser alcançado por Tatiana Kashirina e outro por Ilya Ilin nos Jogos Rio 2016. Ouça o que ele conta:

 

 

Veja também:

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no pentatlo moderno

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa nas maratonas aquáticas

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no judô

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hóquei sobre grama

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hipismo saltos

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hipismo CCE

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no hipismo adestramento

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no handebol

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica rítmica

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica de trampolim

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na ginástica artística

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no futebol

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na esgrima

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo mountain bike

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo de pista

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo de estrada

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo BMX

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na canoagem velocidade

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa na canoagem slalom

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no boxe

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no basquetebol

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no badminton

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no atletismo

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.