Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo de pista

Por Rio 2016

Campeonato Mundial fechou o Ranking de Classificação e União Ciclista Internacional confirmará as vagas nos próximos dias

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no ciclismo de pista

O ciclismo de pista terá cinco provas femininas e cinco masculinas nos Jogos Rio 2016 (Getty Images/Paul Gilham)

Texto: Marcelo Fefer

Terminou no domingo (6) o Campeonato Mundial de Ciclismo de Pista (veja os resultados), realizado em Londres, na Inglaterra, evento que fechou o Ranking de Classificação Olímpica desse esporte. A competição confirmou o bom momento do casal britânico formado Laura Trott e Jason Kenny, ambos vencedores do ouro Olímpico em Londres 2012 e que voltaram ao topo do pódio no Mundial, e trouxe também alguns resultados surpreendentes, na opinião da líder de competição do ciclismo de pista no Rio 2016, Beatriz Rezende, além da classificação do Brasil na prova masculina de omnium.

 

A União Ciclista Internacional (UCI) já divulgou o Ranking de Classificação Olímpica das cinco provas femininas e das cinco masculinas (confira aqui). Agora, a entidade irá cruzar essas pontuações com as regras que indicam limites específicos para cada continente em cada prova (veja aqui as regras, em inglês) e até segunda-feira (14) informará aos Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) as vagas que têm direitos. E os CONs têm até 28 de março para confirmar se usarão as vagas.

Mas com a posição alcançada pelo Brasil na prova de omnium, a Confederação Brasileira de Ciclismo anunciou que Gideoni Monteiro representará o país na prova.

Medalha de ouro na omnium em Londres 2012, o dinamarquês Lasse Norman Hansen não conseguiu ir ao pódio nessa prova no Mundial, mas celebrou muito o bronze alcançado por seu país na prova de perseguição por equipes e mostrou que já pensa nos Jogos Rio 2016.

 

 

 

Assista às recordações de Lasse Hansen sobre o ouro Olímpico

Campeã Olímpica na prova de velocidade, a australiana Anna Meares obteve apenas quarta posição no Mundial, mas festejou seu melhor resultado em três anos e também já foca nos Jogos Rio 2016.

 

 

Acompanhe a emocionante vitória de Anna Meares sobre a britânica Victoria Pendleton em Londres 2012

“Os resultados do Mundial nos deixam com um gostinho de quero mais e mais ansiosos sobre o que ocorrerá em agosto”

Beatriz Rezende

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.