Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no basquetebol

Por Rio 2016

Há cinco vagas abertas no feminino, que serão definidas em junho, e três no masculino - os nomes saem em julho

Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no basquetebol

Invicta há cinco Jogos, equipe feminina dos EUA é considerada mais favorita do que a masculina (Getty Images)

Texto: Marcelo Fefer

Quem consegue desafiar os Estados Unidos? Na disputa dos torneios Olímpicos de basquetebol, seja entre os homens, em que os norte-americanos terão em quadra algumas das maiores estrelas da NBA, ou entre as mulheres, campeãs invictas das últimas cinco edições dos Jogos (a última derrota Olímpica ocorreu na semifinal de Barcelona 1992, para a Equipe Unificada, que reunia 15 países da antiga União Soviética), será uma tarefa duríssima, especialmente no feminino. Ouça a opinião do especialista em basquetebol do Rio 2016, Fernando Coloneze, campeão da Liga Sul-Americana pelo Flamengo, em 2009.

 

 

A lista de candidatas a encarar a equipe feminina dos EUA será fechada em junho, quando ocorre o Torneio Pré-Olímpico Mundial, entre os dias 13 e 19, em Nantes, na França, que definirá os cinco últimos países que virão ao Rio 2016 – os quatro semifinalistas da competição e mais o vencedor da disputa de quinto a oitavo lugar.

 

“França (prata em Londres 2012) e Espanha (vice-campeã mundial em 2014) são as maiores favoritas às vagas restantes entre as mulheres”

Fernando Coloneze

 

No masculino, a definição das três vagas que restam será apenas em julho, quando haverá três Torneios Pré-Olímpicos. O campeão de cada um desses eventos se garantirá no Rio 2016.

 

Já classificados

 

  • Feminino
    EUA, Sérvia, Canadá, Austrália, Brasil, Japão e Senegal

A Austrália de Penny Taylor está classificada para os Jogos Olímpicos Rio 2016 (Foto: Getty Images)

 

  • Masculino
    Nigéria, Estados Unidos, Austrália, Brasil, Venezuela, Argentina, Espanha, Lituânia e China

A Argentina de Luis Scola foi ao menos às semifinais das últimas três edições dos Jogos (Foto: Getty Images)

 

Acompanhe a corrida pela classificação Olímpica em todos os esportes

 

Fique ligado

  • Antes mesmo dos Torneios Pré-Olímpicos, na semana que vem, em 11 de março, a Federação Internacional de Basquete (Fiba) já fará, em sua sede, em Mies, na Suíça, o sorteio dos grupos da primeira fase dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Serão duas chaves de seis seleções entre mulheres e homens.
  • Os 12 participantes do Pré-Olímpico feminino, em junho, foram divididos em quatro grupos de três seleções: A – Cuba, Nova Zelândia e França; B – Camarões, Turquia e Argentina; C – Belarus, República da Coreia e Nigéria; D – Venezuela, Espanha e China.
  • Semifinalista das três últimas edições dos Jogos na disputa entre as mulheres, com direito a duas medalhas de bronze, a Rússia não tem mais chances de competir no Rio 2016.

 

Assista à final feminina de basquetebol em Londres 2012

 

A última vez em que houve três equipes sul-americanas no torneio masculino de basquetebol foi em Tóquio 1964, com Brasil (que ficou com o bronze), Uruguai e Peru

 

  • Vice-campeã mundial entre os homens em 2014, a Sérvia ainda não garantiu a sua vaga no Rio 2016, assim como a França, que ficou com o terceiro lugar na Copa do Mundo. Ambas terão ainda uma oportunidade de se classificar através dos Torneios Pré-Olímpicos Mundiais.
  • Os sérvios jogarão um dos torneios em casa, em Belgrado. No Grupo A estará a seleção anfitriã, Angola e Porto Rico. Pelo B, Japão, República Tcheca e Letônia.
  • Em Turim, na Itália, disputarão outra vaga Grécia, México e Irã, no Grupo A. E no B, os italianos, Tunísia e Croácia.
  • No terceiro Pré-Olímpico, em Manila, nas Filipinas, no Grupo A, se enfrentarão Senegal, Turquia e Canadá. E no B, os filipinos terão pela frente França e Nova Zelândia.
  • As equipes duelarão dentro das chaves e dois primeiros do grupo passam às semifinais de cada Pré-Olímpico.
  • “No Pré-Olímpico de Belgrado é o que vejo maior favoritismo na briga pela vaga, para Sérvia. É o time de melhor qualidade e atuará em sua casa. Em Manila, a França é a principal candidata, com o Canadá um pouco atrás e a Turquia também estará na disputa. O de Turim é o torneio mais forte e parelho, com um nivelamento muito grande. Croácia, Itália, Grécia e México têm chances”, avalia Fernando Coloneze.

A Sérvia do armador Teodosic jogará em casa um dos Pré-Olímpicos e é forte candidata a uma vaga (Foto: Getty Images/Gonzalo Moreno)

 

  • Medalha de bronze em Londres 2012, a Rússia também não tem mais chances de se classificar no masculino para o Rio 2016.
  • Os Estados Unidos já divulgaram uma pré-lista com 30 jogadores, de onde sairão os 12 convocados para os Jogos.

Assista aos melhores momentos da final masculina de Londres 2012

 

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.