Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no basquetebol
Há cinco vagas abertas no feminino, que serão definidas em junho, e três no masculino - os nomes saem em julho
Há cinco vagas abertas no feminino, que serão definidas em junho, e três no masculino - os nomes saem em julho
Invicta há cinco Jogos, equipe feminina dos EUA é considerada mais favorita do que a masculina (Getty Images)
Texto: Marcelo Fefer
Quem consegue desafiar os Estados Unidos? Na disputa dos torneios Olímpicos de basquetebol, seja entre os homens, em que os norte-americanos terão em quadra algumas das maiores estrelas da NBA, ou entre as mulheres, campeãs invictas das últimas cinco edições dos Jogos (a última derrota Olímpica ocorreu na semifinal de Barcelona 1992, para a Equipe Unificada, que reunia 15 países da antiga União Soviética), será uma tarefa duríssima, especialmente no feminino. Ouça a opinião do especialista em basquetebol do Rio 2016, Fernando Coloneze, campeão da Liga Sul-Americana pelo Flamengo, em 2009.
A lista de candidatas a encarar a equipe feminina dos EUA será fechada em junho, quando ocorre o Torneio Pré-Olímpico Mundial, entre os dias 13 e 19, em Nantes, na França, que definirá os cinco últimos países que virão ao Rio 2016 – os quatro semifinalistas da competição e mais o vencedor da disputa de quinto a oitavo lugar.
No masculino, a definição das três vagas que restam será apenas em julho, quando haverá três Torneios Pré-Olímpicos. O campeão de cada um desses eventos se garantirá no Rio 2016.


Acompanhe a corrida pela classificação Olímpica em todos os esportes
Assista à final feminina de basquetebol em Londres 2012

Assista aos melhores momentos da final masculina de Londres 2012
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.