Reta final das classificações Rio 2016: a disputa no badminton
Ranking que decide a maioria das vagas fecha em 5 de maio. Definição da equipe da China irá atrair a atenção dos fãs do esporte
Ranking que decide a maioria das vagas fecha em 5 de maio. Definição da equipe da China irá atrair a atenção dos fãs do esporte
Bicampeão Olímpico, Lin Dan tem forte concorrência dentro da China por uma vaga no Rio 2016 (Getty Images/Michael Regan)
Texto: Marcelo Fefer
Todos os olhos abertos com os chineses. A disputa pelas vagas femininas e masculinas de simples do país que domina o badminton mundial – conquistou mais da metade das medalhas Olímpicas desde a estreia do esporte nos Jogos, em Barcelona 1992 – promete ser uma das principais atrações da reta final da briga por um lugar no Rio 2016.
Ouça o que diz a líder de competição do badminton do Comitê Rio 2016, Helena Gomes, sobre o assunto:
Para as competições de simples, ele apontará 34 classificados entre mulheres e entre homens, com limite de um por país, salvo se houver dois atletas entre os 16 melhores na lista. Neste caso haverá duas vagas para a nação.
A questão é que, no feminino, há três chinesas entre as cinco melhores, na parcial do ranking divulgada em 18 de fevereiro (clique aqui para acompanhar a tabela de classificação entre as mulheres), sendo que a distância da quarta colocada Li Xuerei (campeã Olímpica em Londres 2012) para Wang Shixian (em quinto lugar) é de 347 pontos – 66.737 contra 66.390.
No masculino, Chen Long (bronze em Londres 2012) lidera de forma absoluta o ranking, com 86.021 pontos (confira aqui como está a disputa). Mas o superstar e bicampeão Olímpico Lin Dan, em sétimo lugar, não pode relaxar pois na nona colocação está seu compatriota Tian Houwei. A disputa promete ser dura até o fim.

Feminino
Simples: Brasil
Masculino
Simples: Brasil
Acompanhe a corrida pela classificação Olímpica em todos os esportes
Assista aos melhores momentos da final entre Lin Dan e Lee Chong Wei em Londres 2012:

Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.