Carlos Magno
O Ministro do Esporte, Orlando Silva; o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes avaliaram como muito positivo o relatório da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional sobre a candidatura Rio 2016 divulgado nesta terça-feira, dia 2. Para eles, o documento endossa a qualidade técnica do projeto do Rio de Janeiro, ressalta as garantias e a integração dos três níveis de governo com a candidatura, e destaca a experiência e o conhecimento acumulados com os Jogos Pan-americanos Rio 2007. Além disso, o relatório demonstra a total aprovação do COI ao conceito de transformação social dos Jogos no Rio e reconhece a solidez da economia e das instituições do país.
O Ministro do Esporte informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou muito feliz ao tomar conhecimento do documento divulgado pelo COI. Para o presidente Lula, o relatório mostra a confiança que o mundo tem no Brasil, e que o país é um destino seguro para a realização dos Jogos Olímpicos, disse Orlando Silva. O COI compreendeu e aprovou o conceito dos Jogos Rio 2016. Será um evento de transformação e inclusão social. Jogos Olímpicos que farão a diferença, completou o Ministro.
A avaliação positiva do relatório reflete a qualidade técnica do projeto, fruto do trabalho integrado entre os três níveis de governo e o Comitê Rio 2016. Gostaria de dar parabéns ao presidente Carlos Arthur Nuzman e ao secretário geral, Carlos Roberto Osório, pela seriedade com que conduzem a candidatura, disse o Governador. Cabral ressaltou o apoio da população carioca e brasileira à candidatura, que chega a 85% e 69%, respectivamente, segundo pesquisa feita pelo próprio COI e divulgada no relatório. E citou ainda o fato de o documento do COI apontar a sinergia entre os investimentos de infraestrutura para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e o projeto Rio 2016. Falta um mês para a decisão e continuaremos trabalhando com tranqüilidade, seriedade e humildade, sempre respeitando as outras cidades candidatas e as decisões do COI., concluiu o Governador.
O relatório é um grande impulso para a candidatura, pois mostra que o COI acredita no projeto do Rio de Janeiro, afirmou o prefeito Eduardo Paes, destacando que o documento reconhece a total integração entre a candidatura do Rio 2016 e o plano diretor da cidade. Paes ressaltou ainda que o COI aponta a experiência acumulada nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 como fator de força do projeto olímpico do Rio. Mas vamos continuar trabalhando duro até o dia da eleição, em 2 de outubro, finalizou o prefeito.