Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Representantes de dez Comitês Olímpicos Nacionais visitam instalações do Rio 2016

Por Rio 2016

19 profissionais de países como Alemanha, China e França ouviram uma série de palestras antes de conhecer a cidade

Representantes de dez Comitês Olímpicos Nacionais visitam instalações do Rio 2016

Profissionais da Alemanha, Áustria, Botswana, China, Croácia, Eslovênia, França, Namíbia e Qatar, além do Brasil, participaram do segundo Dia Aberto para os CONs (Rio 2016™/Alex Ferro)

Representantes de dez Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) visitaram nesta terça-feira, dia 7, instalações esportivas em três das quatro regiões do Rio de Janeiro que vão abrigar competições nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. As visitas fazem parte de um evento denominado Dia Aberto para CONs.

Pela manhã, o grupo conheceu o Centro Nacional de Hipismo, o local onde será construída a Arena Deodoro, o Parque de Pentatlo Moderno e o Centro Nacional de Tiro Esportivo, todos em Deodoro. O estádio do Maracanã e o Maracanãzinho também foram visitados antes do almoço. À tarde, as visitas começaram pelo Sambódromo, passaram pela Marina da Glória e a praia de Copacabana antes de terminar na Lagoa Rodrigo de Freitas.

O diretor de Relações com Comitês Olímpicos e Paralímpicos Nacionais e Vila Olímpica do Rio 2016, Mario Cilenti, organizou o encontro, que começou nesta segunda-feira. Antes das visitas, o grupo ouviu várias palestras na sede do Comitê Organizador, na Cidade Nova.

“As palestras foram concentradas nos principais temas dos Jogos como transporte, hospedagem, serviços na Vila Olímpica, segurança, esportes e instalações esportivas”, disse Cilenti, que trabalha na organização de Jogos Olímpicos desde Sydney 2000. “Com apenas uma exceção, todos os profissionais que estão aqui no Rio são de esportes. Esse é o nosso foco: fazer apresentações com informações técnicas, não uma apresentação política”.

Diretor do secretariado do Comitê Olímpico Chinês, Daishun Wei, afirmou que o Dia Aberto para os CONs está sendo muito proveitoso. “Essa foi uma excelente iniciativa do Comitê Organizador. Um trabalho sério, muito profissional. Tenho certeza que vocês farão excelentes Jogos”, disse Wei, que ficou encantado com o Parque Olímpico da Barra.

“Mais da metade dos esportes ficarão concentrados na Barra, o que é muito bom”, considerou. Wei afirmou ainda que, apesar de conquistar dezenas de medalhas em esportes individuais, os chineses tem dificuldade em subir ao pódio em esportes coletivos. Mas ele acredita que isso pode mudar em 2016: “Estamos evoluindo nos esportes coletivos. Faremos o melhor para alcançar bons resultados aqui no Rio”.

Grupo visitou as instalações esportivas da Barra e a Vila Olímpica na segunda-feira (Rio 2016/Alex Ferro)

Ao contrário da China, Botswana conquistou apenas uma medalha em toda a história dos Jogos Olímpicos. E foi justamente em Londres 2012, com Nijel Amos alcançando a segunda colocação nos 800m rasos. Secretário geral do Comitê Olímpico do país, Tuelo Serufho também participou do Dia Aberto para os CONs e disse que seu país deverá melhorar e muito a sua posição no quadro de medalhas em 2016.

“Disputamos Londres com apenas quatro atletas. Depois do primeiro pódio estamos mais ambiciosos. No Rio, pretendemos trazer cerca de 20 atletas e vamos buscar cinco medalhas”, disse Serufho. Atletismo, boxe, futebol e vôlei são os esportes mais praticados no país, mas ele diz que as chances de subir ao pódio são mesmo nos dois esportes individuais.

Assim como o representante chinês, o de Botswana também foi só elogios ao Comitê Organizador, à cidade e as instalações olímpicas. “Hesitei algumas vezes em vir ao Rio nas férias e agora me arrependo. A cidade é muito bonita mesmo. As praias então são de tirar o fôlego”, disse, antes de falar sobre o projeto dos Jogos.

“Estou impressionado com o progresso da organização. A grande vantagem da competição aqui é que tudo é muito próximo, apenas duas ou três instalações esportivas ficam um pouco mais longe”, opinou.

Essa foi a primeira visita ao Rio de Janeiro de todos os 19 profissionais estrangeiros. Representantes de cinco países europeus (Alemanha, Áustria, Croácia, Eslovênia e França), dois asiáticos (China e Qatar), dois africanos (Botswana e Namíbia), além do Comitê Olímpico Brasileiro participaram desse segundo Dia Aberto para os CONs. O primeiro aconteceu em dezembro do ano passado e o terceiro acontecerá entre os dias 5 e 6 de novembro. Outros dois eventos similares estão programados para 2014.