Com o objetivo de obter subsídios para reforçar o papel do meio ambiente na aspiração do Rio de Janeiro em ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016, o presidente da Comissão que prepara a postulação da cidade, Carlos Arthur Nuzman, e o secretário-geral da Comissão, Carlos Roberto Osório, participam do evento na capital chinesa.
Além de palestras de representantes de ONGs mundialmente conhecidas, como o Greepeace e o WWF, representantes de Comitês Olímpicos Nacionais conhecem no evento detalhes de iniciativas que procuram tornar Pequim 2008 os "Jogos Verdes".
O envolvimento da população é considerado um ponto-chave para o sucesso das iniciativas elaboradas pelo Comitê Organizador dos Jogos. Como um dia sem a utilização de carros particulares, redução da emissão de gases na atmosfera, do desperdício de água e adoção de campanhas de conscientização ambiental nas escolas.
A parceria entre entidades do movimento olímpico e ONGs ambientais não se limita aos Jogos do próximo ano. O WWF presta assessoria à organização de Londres 2012 na construção de políticas sustentáveis, como ampliação do sistema de transporte alternativo na capital inglesa e diminuição dos danos ambientais causados pela construção de instalações esportivas.