Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

QUEM FAZ: Sylmara Multini, Gerente-geral de Licenciamento, Varejo e Concessões

Por Rio 2016

Responsável pelos produtos que estamparão as marcas Rio 2016™ fala sobre desafios e estratégias

QUEM FAZ: Sylmara Multini, Gerente-geral de Licenciamento, Varejo e Concessões

Sylmara Multini, Gerente-geral de Licenciamento, Varejo e Concessões ((Foto: Rio 2016))

Rio 2016™ não estará só nos corações e mentes dos brasileiros. Estará por toda parte, nas roupas, nos carros, nas camas e mesas, nas paredes de casa, do trabalho, da escola, e por onde mais a imaginação levar. Difundir as marcas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos por todos os cantos do Brasil e tornar palpável a experiência do maior evento esportivo do planeta é o desafio de Sylmara Multini, Gerente-geral de Licenciamento, Varejo e Concessões, pelos próximos quatro anos.

Supervisionar o desenvolvimento e distribuição dos mais de 12 mil produtos, para todas as faixas etárias e de renda, trabalhando com empresas licenciadas, não será tarefa nova para quem já liderou processos semelhantes em gigantes multinacionais como Disney, Mattel e Warner. Contribuir para a popularização de alguns dos personagens e marcas mais famosos do mundo a credenciou para algo até então inédito na carreira.

“Temos duas marcas que andam juntas, duas marcas em uma. Uma termina no fim de 2016. A outra, os aros (na marca olímpica) e os agitos (na marca paralímpica), devemos entregar melhor do que recebemos. Nunca trabalhei com duas marcas juntas, no mesmo produto, e com caminhos tão diferentes. Esse é um grande desafio”, define Sylmara.

Além das marcas, os pictogramas, a serem lançados em 2013, e as mascotes, apresentados em 2014, também estamparão produtos oficiais. A primeira categoria de produtos a ser licenciada será a de colecionáveis. Moedas e selos serão lançados em homenagem à entrega da bandeira olímpica de Londres para o Rio de Janeiro, no próximo mês de agosto. Os tradicionais pins, verdadeira febre nos Movimentos Olímpico e Paralímpico, também já estão a caminho. Londres 2012 desenvolveu 2012 tipos diferentes de pins. A ordem de grandeza será a mesma para Rio 2016™.

Em 2013, será a vez dos produtos de confecção, acessórios, calçados, cama, mesa e banho, chamados de Softline, que representam metade do faturamento com licenciamento. A categoria Hardline, composta por papelaria, brinquedos e produtos para a casa, será lançada no segundo semestre de 2014. Estima-se que a venda de produtos oficiais movimente um bilhão de reais no mercado brasileiro.

De olho no público jovem

Para distribuir os mais de 12 mil produtos, o objetivo é contar com seis mil pontos de venda em todo o Brasil. Entre 2014 e 2016, serão abertas mais de 150 lojas oficiais em locais como aeroportos, quiosques em shoppings, hotéis, Vila Olímpica e Paralímpica e todas as instalações dos Jogos. Está prevista também uma megaloja na Praia de Copacabana. Além de ser um dos símbolos da cidade, a praia remete ao público jovem, que estará no foco da área de Sylmara.

“Neste mundo de licenciamento, 70% das vendas são para o público de quatro a oito anos de idade. Com os Jogos, tradicionalmente, nós atingimos um público mais adulto”, diz a Gerente-geral.

A estratégia é manter o interesse dos fãs por todos os símbolos Rio 2016™ pelos próximos quatro anos, e fazer deles um marco na memória dos Jogos.

“Estamos trabalhando para lançar nossa marca em um grande evento de moda. Lançamos lá em cima. Com o tempo, vamos popularizando os produtos. A chave é ter essa sustentabilidade da marca. Nosso objetivo é que, dois meses antes dos Jogos, o mercado esteja coalhado com os nossos produtos. Todo lugar que a gente olhar, a gente vai ver produto Rio 2016™ sendo comercializado”, afirma Sylmara, que lembra que, pelas experiências anteriores, 80% das vendas dos produtos acontecem apenas no próprio ano dos Jogos.

As relíquias olímpicas e paralímpicas, parte da identidade e da história do esporte, não têm preço para os apaixonados. Espalhados ao redor do mundo, serão atendidos em um futuro breve, mesmo que não possam acompanhar os Jogos na Cidade Maravilhosa. Por todos os lados, na cama, na mesa, em casa, na escola ou no trabalho, Rio 2016™ estará sempre guardado em boas lembranças, um pouco graças a Sylmara Multini.