Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

QUEM FAZ: Carlos Jorge dos Santos, Gerente de Look dos Jogos do Comitê Organizador Rio 2016™

Por Rio 2016

Área é responsável por criar atmosfera de celebração nas instalações esportivas e não-esportivas dos Jogos e na cidade-sede

QUEM FAZ: Carlos Jorge dos Santos, Gerente de Look dos Jogos do Comitê Organizador Rio 2016™

Arquivo pessoal

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ terão a cara do carioca, as curvas das paradisíacas paisagens tropicais e a alma do brasileiro. O resto do visual fica por conta da equipe de Carlos Jorge dos Santos, Gerente de Look dos Jogos do Comitê Organizador. A missão é entregar uma identidade visual marcante e inspiradora, parte fundamental da experiência memorável da primeira edição do maior evento esportivo do mundo na América do Sul.

O conceito e a criação dos elementos gráficos são definidos pela gerência de marca. Em seguida, a gerência de design dá inicio ao desenvolvimento criativo (layouts) de todas as peças que formarão o manual técnico do Programa de Look. Durante o processo, a área avalia novas estruturas e propõe materiais para produção e impressão de todos os itens, indicando sempre soluções sustentáveis.

“Ao iniciarmos o trabalho pensando nas características de cada instalação, temos em mente que as pessoas querem sentir o clima dos Jogos e registrar que estiveram lá. Quando fizemos os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, muitos paravam em frente aos vários elementos de Look para tirar fotos. O look é tão especial que inspira os atletas a dar seu melhor”, destaca Carlos Jorge, que trabalha com o Movimento Olímpico desde 2005.

Observações em Londres

Presente como observador nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, o gerente participou da visita de avaliação final do Programa de Look de todas as instalações esportivas. É neste momento que o Comitê Olímpico Internacional (COI) solicita os últimos ajustes e aprova a qualidade da entrega.

“É uma prova de fogo para nossa área, pois este processo acontece na fase final de montagem, geralmente a mais crítica, onde o tempo não corre a nosso favor. Pudemos apreender muitas lições com a equipe do Comitê Organizador britânico", afirma.

Em Londres, um dos destaques foi o programa de “spectaculars”, como grandes aros olímpicos e agitos paralímpicos instalados em locais icônicos, como a Tower Bridge. Londrinos e milhares de visitantes puderam conferir ainda projeções mapeadas na fachada do Parlamento britânico, às margens do Rio Tâmisa, e o projeto de iluminação de várias pontes.

Tower Bridge, em Londres, com os aros olímpicos (Foto: Arquivo pessoal)

Algumas das iniciativas demandaram negociações com a administração pública que duraram até dois anos, como a troca de cor da iluminação do famoso Big Ben durante as competições. "A parceria com os governos e o seu papel para garantir que a cidade seja ambientada para os Jogos é imprescindível", diz.

Nova sede do Comitê Organizador, a primeira entrega dos Jogos

Os projetos da área de Look são divididos em três grupos: o look dos Jogos propriamente ditos (instalações esportivas e não esportivas), o look da cidade e a consultoria técnica prestada para o desenvolvimento de outros programas relacionados aos Jogos.

“Dentro das instalações esportivas, o look é planejado com muito critério para atender principalmente aos requisitos técnicos de cada esporte. Londres foi um caso de sucesso ao executar projetos criativos, como o piso do hóquei, em azul delineado com o rosa pink”, relata Carlos Jorge.

O conceito criativo para que as intervenções visuais na cidade a deixem com a “cara” dos Jogos seguem uma linha mestra definida pelo Comitê Organizador. São aprovadas pelo COI e pelo Comitê Paralímpico Internacional e executadas pelas autoridades do Rio e cidades do futebol. Além disso, orienta todas as ativações dos patrocinadores.

“O look reforça a identidade dos Jogos na cidade, num período em que está na vitrine do mundo. É uma grande oportunidade de exposição e, se for feito de uma maneira harmoniosa, também mexe com o sentimento dos moradores. Reforça o sentimento de autoestima e a importância de receber o maior evento esportivo do planeta”, conclui.

Uma das primeiras entregas da área será a ambientação da nova sede do Comitê Organizador Rio 2016™, localizada no Centro do Rio. É a primeira instalação não esportiva construída para os Jogos. Toda a identidade visual do local será desenvolvida pela equipe do gerente em parceria com a área de Instalações, um trabalho desenvolvido ao longo de um ano.

Identidade visual de uma instalação esportiva de Londres 2012 (Foto: Arquivo pessoal)