O Rio de Janeiro como todas as grandes metrópoles do mundo, enfrenta problemas de congestionamento de vias públicas, sobretudo nas horas de pico (rush). Tais problemas são um desafio constante para os planejadores urbanos e se tornam ainda maiores quando se pretende trazer para a cidade um evento da magnitude dos Jogos Olímpicos.
Para vencer esses desafios está sendo preparado um Plano Especial de Tráfego e Transporte baseado nas premissas do Plano Diretor de Transportes Urbano, para minimizar os atuais tempos de viagem, assim como para atender as necessidades de deslocamentos olímpicos, cuja implementação resultará em legado para o Rio. Portanto, os benefícios serão para os moradores, os atletas e suas delegações bem como o público espectador, interferindo o mínimo na rotina diária da cidade.
Durante os Jogos, a exemplo dos XV Jogos Pan-americanos Rio2007, serão adotadas operações especiais de tráfego e de transportes, como por exemplo a proibição de estacionamento de qualquer veículo no entorno imediato dos estádios e arenas, priorização do uso de transporte coletivo, entre outras.