A organização da candidatura do Rio entende que uma das vantagens em trazer os Jogos para a América do Sul é justamente o fato de que aqui eles de fato ajudarão a dinamizar e adiantar projetos necessários em várias áreas. Estas duas questões ambientais, por exemplo, seriam extremamente beneficiadas com a presença do Movimento Olímpico, ajudando a acelerar programas que já estão em prática na cidade.
Visando a uma melhor qualidade de vida não só para a cidade, mas para todo Estado do Rio de Janeiro, o Programa de Despoluição da Baia de Guanabara (PDBG) e o Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá (PSBJ) priorizam ações em obras de infra-estrutura sanitária em longo prazo, aliando ainda grandes investimentos no setor social, que abrangem, de uma forma ampla, educação e conscientização da população. Conheça mais sobre eles:
- Programa de Despoluição da Baia de Guanabara (PDBG)
Iniciado em 1995, o projeto já propiciou uma melhoria de 32% no sistema de tratamento de esgoto, sendo que até 2010 mais de 50% de todo esgoto lançado na Baia de Guanabara já será tratado.
- Programa de Saneamento da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá (PSBJ)
Com início em 2001, traz benefícios para toda Zona Oeste do Rio. O emissário submarino já processa 900 litros por segundo de esgoto tratado, e sua capacidade deverá ser mais que triplicada até 2009, tratando 2.800 litros de esgoto por segundo, atendendo as áreas mais populosas da Bacia de Jacarepaguá, incluindo os três bairros mencionados.