Qatar conquista vaga Olímpica inédita para competição de saltos do hipismo nos Jogos Rio 2016
País asiático venceu a disputa com Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito, Jordânia e Marrocos na Copa das Nações
País asiático venceu a disputa com Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito, Jordânia e Marrocos na Copa das Nações
Equipe do Qatar cometeu apenas cinco faltas durante a prova e ficou com o ouro (FEI/Richard Juilliart)
O Qatar fará sua estreia na competição de saltos do hipismo nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A notícia foi confirmada pelo site da Federação Internacional de Hipismo. O país asiático conquistou sua vaga na primeira edição Olímpica da América do Sul ao vencer a segunda etapa da Copa das Nações, disputada em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. A competição reuniu equipes de 11 países da Ásia, da África e da Europa, mas apenas os asiáticos e africanos competiam pela vaga Olímpica.
Com ótimo aproveitamento, a equipe do Qatar cometeu apenas cinco faltas, ficando bem à frente da vice-campeã Ucrânia, que cometeu 19, e de seus concorrentes pela vaga Olímpica em jogo – Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egito, Jordânia e Marrocos. A inédita classificação Olímpica foi muito comemorada pelos atletas qataris.
“É a primeira vez que o Qatar se classifica para os Jogos Olímpicos. É até difícil falar como nos sentimos agora, sendo a melhor equipe arábica, vencendo a Copa das Nações e avançando para os Jogos Olímpicos, que era o mais importante para nós. Foi uma tarefa difícil e tivemos que nos esforçar muito para obter esta conquista. Não vamos parar aqui, vamos continuar avançando”, garantiu o cavaleiro Sheikh Ali Bin Khalid Al Thani.
Além do Qatar, também já estão garantidas na competição de saltos do hipismo nos Jogos Rio 2016 as equipes do Brasil, país-sede, e de Holanda, França, Estados Unidos, Alemanha e Suécia, que garantiram suas vagas nos Jogos Equestres Mundiais, em 2014.
Rio2016.com não é uma autoridade absoluta sobre as classificações para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, que são um processo em andamento. Vagas finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). Os sistemas de classificação são definidos para cada esporte pela respectiva Federação Internacional e o Comitê Olímpico Internacional ou Comitê Paralímpico Internacional e estão sujeitos a mudanças. Quando um atleta ou equipe obtém uma vaga para seu país, a decisão final se ela será usada e quais atletas irão aos Jogos será tomada pelo respectivo Comitê Olímpico Nacional ou Comitê Paralímpico Nacional (CON ou CPN). Mesmo quando atletas alcançarem uma vaga nominal para eles mesmos, CONs/CPNs podem ter de decidir quem será enviado aos Jogos caso o número de atletas classificados de um país exceda a cota máxima.