Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Projeto Rio 2016 prevê Jogos Olímpicos com excelência técnica e Vila Olímpica que une conforto e funcionalidade

Por Rio 2016

Integrantes do Comitê Rio 2016 ficam satisfeitos com o resultado das primeiras reuniões com a Comissão de Avaliação do COI

Projeto Rio 2016 prevê Jogos Olímpicos com excelência técnica e Vila Olímpica que une conforto e funcionalidade
Jogos Olímpicos e Paraolímpicos compactos e de elevada excelência técnica. Uma Vila Olímpica repleta de facilidades e com um toque do estilo de vida carioca.

Os projetos do Rio de Janeiro para receber os Jogos de 2016 começaram a ser detalhados nesta quarta-feira, dia 29, para os integrantes da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional. E o resultado das primeiras reuniões deixaram satisfeito o Comitê Rio 2016.

“Estamos felizes e orgulhosos com o resultados das primeiras apresentações. Houve sintonia entre os palestrantes e os integrantes da Comissão de Avaliação e as sessões de perguntas e respostas foram bem tranquilas”, explicou Leonardo Gryner, Diretor de Marketing e Comunicação do Comitê Rio 2016.

A apresentação do tema “Esportes e Instalações Esportivas” contou com a experiência do Gerente de Esportes do Comitê Rio 2016, Agberto Guimarães, que conquistou dois ouros (800m e 1.500m) nos Jogos Pan-americanos de Caracas 83 e foi finalista dos Jogos Olímpicos de Moscou 80.

Agberto apresentou as quatro regiões que receberão os Jogos Rio 2016 – Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracan㠖 e ressaltou que todas as instalações esportivas contruídas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 serão utilizadas.

“A Barra será o coração dos Jogos, mas o resto da cidade também estará integrado. Fiquei feliz com o resultado da apresentação. Tentei passar um pouco da emoção que sentia quando era atleta e acredito que consegui”, disse Agberto.

Duas novas instalações esportivas que ajudarão a desenvolver o esporte brasileiro também foram detalhadas na apresentação. O Centro Olímpico de Treinamento será construído na Barra da Tijuca e terá estrutura de treinamento para modalidades olímpicas e paraolímpicas. Já o X Park, parque de esportes radicais em Deodoro, ajudará a aumentar o interesse dos jovens pelas atividades esportivas.

Os projetos entusiasmaram o nadador paraolímpico Daniel Dias, escolhido para representar os atletas brasileiros na reunião inaugural com a Comissão do COI.

“Foi uma honra participar desta reunião em nome de meus companheiros, pois acredito muito no projeto Rio 2016. Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos foram pensados como um só evento. A torcida é grande para que eu consiga realizar o sonho de ver uma competição tão especial no meu país”, disse Daniel.

Para que os atletas possam render o máximo durante as competições, os 34 blocos de apartamentos da Vila Olímpica unirão conforto e funcionalidade. Todos os requerimentos do COI e do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) serão atendidos.

O local ainda terá diferenciais, como uma “Praia Olímpica” e a “Rua Carioca”, com bares e lojas. “Serão locais com um pouco do Rio de Janeiro e do Brasil. A Vila Olímpica também vai trazer benefícios urbanos para a região da Barra da Tijuca”, explicou Mário Cilenti, Diretor de Relações Internacionais do Comitê Rio 2016.

Embaixadora da candidatura Rio 2016, a ex-atleta de vôlei de praia Adriana Behar, seis vezes campeã do Circuito Mundial e duas vezes medalhista olímpica (prata em Sydney 2000 e Atenas 2004), participou da apresentação para a Comissão do COI.

“O Comitê Rio 2016 se interessou pelas necessidades dos atletas e, como resposta, atendeu todos os nossos pedidos para a Vila Olímpica. A apresentação para a Comissão do COI foi ótima, pois falamos de um sonho que tem tudo para se tornar real”, disse Adriana.

Nesta quinta-feira, dia 30, outros seis temas serão apresentados aos 13 integrantes da Comissão do COI: Jogos Paraolímpicos, Cenário Político, Aspectos Legais, Formalidades e Vistos de Imigração, Finanças e Marketing. Na sexta-feira, dia 1, os inspetores visitarão as instalações esportivas da cidade.