Projeto Rio 2016 prevê Jogos Olímpicos com excelência técnica e Vila Olímpica que une conforto e funcionalidade
Por Rio 2016
Integrantes do Comitê Rio 2016 ficam satisfeitos com o resultado das primeiras reuniões com a Comissão de Avaliação do COI
Jogos Olímpicos e Paraolímpicos compactos e de elevada excelência técnica. Uma Vila Olímpica repleta de facilidades e com um toque do estilo de vida carioca.
Os projetos do Rio de Janeiro para receber os Jogos de 2016 começaram a ser detalhados nesta quarta-feira, dia 29, para os integrantes da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional. E o resultado das primeiras reuniões deixaram satisfeito o Comitê Rio 2016.
Estamos felizes e orgulhosos com o resultados das primeiras apresentações. Houve sintonia entre os palestrantes e os integrantes da Comissão de Avaliação e as sessões de perguntas e respostas foram bem tranquilas, explicou Leonardo Gryner, Diretor de Marketing e Comunicação do Comitê Rio 2016.
A apresentação do tema Esportes e Instalações Esportivas contou com a experiência do Gerente de Esportes do Comitê Rio 2016, Agberto Guimarães, que conquistou dois ouros (800m e 1.500m) nos Jogos Pan-americanos de Caracas 83 e foi finalista dos Jogos Olímpicos de Moscou 80.
Agberto apresentou as quatro regiões que receberão os Jogos Rio 2016 Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracanã e ressaltou que todas as instalações esportivas contruídas para os Jogos Pan-americanos Rio 2007 serão utilizadas.
A Barra será o coração dos Jogos, mas o resto da cidade também estará integrado. Fiquei feliz com o resultado da apresentação. Tentei passar um pouco da emoção que sentia quando era atleta e acredito que consegui, disse Agberto.
Duas novas instalações esportivas que ajudarão a desenvolver o esporte brasileiro também foram detalhadas na apresentação. O Centro Olímpico de Treinamento será construído na Barra da Tijuca e terá estrutura de treinamento para modalidades olímpicas e paraolímpicas. Já o X Park, parque de esportes radicais em Deodoro, ajudará a aumentar o interesse dos jovens pelas atividades esportivas.
Os projetos entusiasmaram o nadador paraolímpico Daniel Dias, escolhido para representar os atletas brasileiros na reunião inaugural com a Comissão do COI.
Foi uma honra participar desta reunião em nome de meus companheiros, pois acredito muito no projeto Rio 2016. Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos foram pensados como um só evento. A torcida é grande para que eu consiga realizar o sonho de ver uma competição tão especial no meu país, disse Daniel.
Para que os atletas possam render o máximo durante as competições, os 34 blocos de apartamentos da Vila Olímpica unirão conforto e funcionalidade. Todos os requerimentos do COI e do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC) serão atendidos.
O local ainda terá diferenciais, como uma Praia Olímpica e a Rua Carioca, com bares e lojas. Serão locais com um pouco do Rio de Janeiro e do Brasil. A Vila Olímpica também vai trazer benefícios urbanos para a região da Barra da Tijuca, explicou Mário Cilenti, Diretor de Relações Internacionais do Comitê Rio 2016.
Embaixadora da candidatura Rio 2016, a ex-atleta de vôlei de praia Adriana Behar, seis vezes campeã do Circuito Mundial e duas vezes medalhista olímpica (prata em Sydney 2000 e Atenas 2004), participou da apresentação para a Comissão do COI.
O Comitê Rio 2016 se interessou pelas necessidades dos atletas e, como resposta, atendeu todos os nossos pedidos para a Vila Olímpica. A apresentação para a Comissão do COI foi ótima, pois falamos de um sonho que tem tudo para se tornar real, disse Adriana.
Nesta quinta-feira, dia 30, outros seis temas serão apresentados aos 13 integrantes da Comissão do COI: Jogos Paraolímpicos, Cenário Político, Aspectos Legais, Formalidades e Vistos de Imigração, Finanças e Marketing. Na sexta-feira, dia 1, os inspetores visitarão as instalações esportivas da cidade.