Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Projeto Rio 2016 é apresentado aos países de Língua Portuguesa

Por Rio 2016

Secretário de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte lembra que nenhum país da comunidade teve a oportunidade de receber os Jogos Olímpicos

Projeto Rio 2016 é apresentado aos países de Língua Portuguesa

O projeto de candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 foi apresentado no sábado, dia 21, na II Reunião da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em Lisboa. O secretário de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, representante do Ministro Orlando Silva, falou dos benefícios que o Brasil terá se o Rio de Janeiro for escolhido como sede dos Jogos Olímpicos.

Na apresentação, foi exibido um dos vídeos da campanha de apoio à candidatura que o governo brasileiro está veiculando em rede nacional de televisão. Ricardo Leyser também lembrou que o Rio de Janeiro foi a capital de Portugal por 12 anos – durante o exílio da Coroa Portuguesa, que se refugiara das Guerras Napoleônicas. “Nenhum país de língua portuguesa teve, até o momento, a oportunidade de organizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Esta é uma oportunidade histórica que o Comitê Olímpico Internacional tem de levar os Jogos para uma comunidade de aproximadamente 240 milhões de pessoas distribuída por vários continentes”, afirmou Leyser.

Além de ser o maior país de língua portuguesa no mundo, o Brasil é a maior nação da América do Sul. “Por isso, está representando uma população de quase 400 milhões de sul-americanos que igualmente nunca tiveram a honra de receber a Família Olímpica”, explicou Leyser.
 
A CPLP
 
Formada em 1996, a CPLP, com sede em Portugal, é constituída por Angola, Brasil, Cabo-Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Desde 2008, quando foi realizada no Rio de Janeiro a I Reunião da Conferência dos Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto, Angola ocupa a presidência da Conferência, e o Brasil, a vice-presidência, conforme o sistema de rodízio, de dois anos, adotado entre os países. Na reunião de 2008, foi assinado o termo de adesão de Timor-Leste à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa nas áreas de desporto e juventude.

Entre os participantes da Conferência em Lisboa estão o secretário de Estado da Juventude e do Desporto de Portugal, Laurentino José Monteiro de Castro Dias, e representantes dos Ministérios da Juventude e Desportos de Angola, Cabo Verde e Moçambique, do Ministério da Comunicação Social, Juventude e Desportos de São Tomé e Príncipe e da Secretaria de Estado de Juventude e Desporto de Timor-Leste.

Na pauta das autoridades governamentais, entre outras questões, temas relacionados com políticas nacionais de juventude e esporte e as possíveis modalidades de cooperação multilateral entre os países. E os preparativos para a sétima edição dos Jogos Desportivos dos Países de Língua Portuguesa, em 2010, em Moçambique. A anterior, em julho de 2008, foi realizada no Rio de Janeiro, com participação de 600 jovens atletas dos oito países.

Em paralelo à Conferência realizam-se a SPOT – Feira da Juventude – e a Mostra de Jovens Criadores da CPLP.