Projeto Rio 2016 é aplaudido na Assembléia Geral da Odepa
Pelé participa da primeira apresentação oficial da campanha do Rio de Janeiro
Pelé participa da primeira apresentação oficial da campanha do Rio de Janeiro
O espírito carioca tomou conta de Acapulco, no México, e da Assembléia Geral da Organização Desportiva Pan-americana. Neste sábado, a primeira apresentação oficial da candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 recebeu aplausos entusiasmados dos representantes dos 42 países filiados à entidade. Durante o evento, o presidente da Comissão Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e o secretário geral, Carlos Roberto Osório, contaram com um convidado especial para mostrar o projeto que pretende levar os Jogos Olímpicos para a América do Sul pela primeira vez: Pelé, o melhor jogador de futebol de todos os tempos.
Carlos Arthur Nuzman empolgou a platéia ao discursar sobre as razões que levaram o Rio de Janeiro a se candidatar. Este é o nosso momento. Um momento histórico e ideal para uma decisão histórica do COI. Nosso desejo é entusiasmar as futuras gerações, prontas para celebrar o esporte. É nossa hora de dar boas vindas ao mundo, disse Nuzman.
O Ministro do Esporte, Orlando Silva, e o Assessor Especial da Casa Civil e Coordenador de Projetos do Governo do Rio de Janeiro, José Cândido Muricy, também prestigiaram o evento. Fiz questão de estar em Acapulco para mostrar o comprometimento do Governo Federal com a candidatura Rio 2016, disse o Ministro.
A apresentação Rio 2016 falou da união dos três níveis de governo Municipal, Estadual e Federal em torno da candidatura. O sucesso dos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e o legado esportivo da competição foram apresentados, assim como os planos nas áreas de transporte, instalações e segurança. O Rio de Janeiro está comprometido com Jogos Olímpicos de absoluta excelência técnica. O evento ajudará na transformação da cidade e do país e abrirá novos mercados para o Movimento Olímpico, explicou o secretário geral Carlos Roberto Osório.
Pelé foi aplaudido várias vezes durante a apresentação. O Rei do Futebol conquistou a platéia com sua simpatia e espontaneidade. Na minha época, os profissionais não podiam disputar os Jogos Olímpicos. É a única mágoa da minha carreira. Mas tive a oportunidade de carregar a tocha olímpica em 2004 e esta foi uma das maiores emoções que tive. Peço a todos que se unam a nós no sonho de levar os Jogos Olímpicos para o Rio de Janeiro. Um sonho que não é só do Brasil, mas de todo o continente, disse Pelé.