Mais de 100 mil pessoas já toparam o desafio de ajudar a realizar os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul. Lançado há pouco mais de um mês, o Programa de Voluntários Rio 2016 - que
vai selecionar 70 mil pessoas para atuar durante o evento - contabilizou nesta quinta-feira inscrições de candidatos de mais de 180 países. As inscrições estão abertas até o dia 15 novembro e podem ser feitas pela
página do programa.
“Estamos muito felizes por termos um retorno tão positivo. É muito bom ver que temos um grande número de pessoas que quer participar ativamente dos primeiros Jogos realizados na América do Sul e fazer história juntamente conosco”, disse Henrique Gonzalez, diretor de Recursos Humanos do Comitê.
Com oportunidades para diferentes perfis, o grupo de candidatos cresce em número e em diversidade cultural. Com maioria de mulheres (58% do total), a disputa entre os países com mais inscrições está acirrada.
Depois do Brasil, a Rússia é o país com o maior número de inscritos até agora. Inspirados pelos Jogos de Inverno Sochi 2014, os russos já somam 5.096 candidatos. As maiores potências dos Jogos no quadro de medalhas - China e Estados Unidos - também brigam pelo pódio no quesito voluntariado, com 4.713 e 4.231 inscrições, respectivamente.
Para participar, os únicos requisitos do programa são disponibilidade para atuar durante o período dos Jogos e idade mínima de 18 anos, completos em fevereiro de 2016. Isso quer dizer que, dos mais jovens aos mais idosos, todos são bem-vindos.
A sergipana Maria Soledade, de 83 anos, aproveitou a oportunidade e já sonha com a atuação no maior evento esportivo do planeta. Até o momento, ela é a candidata mais idosa a se inscrever no programa.
“Minha maior motivação para participar como voluntária é saber que terei a oportunidade de contribuir e experimentar o maior evento esportivo do mundo. Tenho certeza que esse será o momento mais glorioso da minha vida”, afirmou.
Os 70 mil selecionados serão alocados em nove áreas de atuação -
atendimento ao público, esportes, imprensa e comunicação, apoio operacional, produção de cerimônias, protocolo e idiomas, serviços de saúde, tecnologia e transportes - que, juntas, representam
mais de 500 funções disponíveis.