O programa de recrutamento de voluntários para atuar nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 tem atraído o interesse de candidatos de diversas partes do mundo. Um balanço parcial das inscrições, que começaram em maio, revela que, fora o Brasil, Estados Unidos, Argentina e Reino Unido lideram a lista de países com candidatos. Além disso, destacam-se representantes de Senegal, Lesoto, Quênia, Namíbia, Sri Lanka, Congo e Paquistão.
Serão 12 mil vagas para as quatro cerimônias, todas realizadas no Maracanã. Há, atualmente, quatro mil inscritos; cerca de 60% são mulheres, e a média de idade é 20 anos – não há limite máximo de idade; a candidata mais idosa tem 79 anos.
Para participar, é preciso ter ao menos 16 anos, completos em 1º de abril de 2016. Porém, o "pré-requisito" mais importante para se tornar um voluntário das cerimônias Olímpicas e Paralímpicas é gostar de atividades como skate, patinação, malabares, percussão, acrobacia. Não é necessário ter experiência artística, e podem participar pessoas de qualquer país. A inscrição ocorre pelo portal www.rio2016.com/elencodecerimonias.
“Brasileiros terão a oportunidade de mostrar seu talento para uma audiência de bilhões de pessoas ao redor do planeta. Contar com o voluntariado como essência das produções é uma tradição do Movimento Olímpico”, conta o diretor de Cerimônias do Comitê Rio 2016, Leonardo Caetano.
Em breve, o Comitê Rio 2016 fará apresentações de recrutamento em diversos pontos do Rio. As inscrições pelo portal podem ser feitas até setembro. As audições ocorrem entre novembro e fevereiro. Para os candidatos aprovados, os ensaios acontecem a partir de abril de 2016, três vezes por semana, à noite ou nos fins de semana.
As cerimônias dos Jogos Olímpicos acontecem nos dias 5 de agosto de 2016 (abertura) e 21 de agosto de 2016 (encerramento); as dos Jogos Paralímpicos ocorrem 7 de setembro de 2016 (abertura) e 18 de setembro de 2016 (encerramento).