O
Transforma, programa de educação Rio 2016, cruzou as fronteiras da cidade do Rio. A iniciativa, que leva os valores Olímpicos e Paralímpicos para as escolas, já está presente em 168 instituições de ensino municipais e estaduais, beneficiando cerca de 100 mil alunos nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Mesquita e Paty do Alferes.
“Um dos principais objetivos do programa é a ampliação do cardápio esportivo nas escolas. Por meio de uma série de capacitações e materiais didáticos que oferecemos aos professores desde o início do ano, várias escolas já começam a incorporar novos esportes em suas rotinas, como o rugby e o hóquei sobre grama”, comemora Mariana Behr, gerente-geral de Educação do Comitê Rio 2016.
“Para levar essas novas experiências a cada vez mais jovens, estamos levando agora o programa para escolas em outros municípios do estado do Rio”, completa.
Desde fevereiro deste ano, 2.026 pessoas - entre coordenadores pedagógicos, professores de educação física, tutores e agentes jovens (alunos responsáveis por disseminar o conhecimento entre os colegas em sala de aula) - participaram de cursos de formação oferecidos pelo Transforma, com foco nos Movimentos Olímpico e Paralímpico.
No mesmo período, mais de 140 professores de educação física foram capacitados em diversos esportes, como
hóquei sobre grama,
badminton,
esgrima,
tiro com arco,
atletismo Olímpico e
Paralímpico. Com isso, as aulas de educação física nas escolas do Transforma estão cada vez mais dinâmicas, com ações de experimentação esportiva para os alunos, que estão sendo apresentados a diferentes modalidades.