Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Programa de Educação Rio 2016 chega a São Paulo em parceria com o Sesi

Por Rio 2016

O Transforma vai capacitar centenas de professores e beneficiar mais de 100 mil alunos

Programa de Educação Rio 2016 chega a São Paulo em parceria com o Sesi

A Rainha Hortência (ao centro) foi a mestre de cerimônias do evento de assinatura da cooperação técnica entre Rio 2016 e Sesi-SP (foto: divulgação/Sesi-SP)

O Transforma, Programa de Educação do Comitê Rio 2016, chegou oficialmente nesta terça-feira (25) a São Paulo, onde vai estimular a prática esportiva e o desenvolvimento dos valores Olímpicos e Paralímpicos para mais de 100 mil alunos das escolas da rede do Sesi-SP. O convênio de cooperação técnica foi assinado pelos presidentes do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e do Sesi-SP, Paulo Skaf, em evento realizado no Centro de Atividades do Sesi “Gastão Vidigal”, na Vila Leopoldina (zona oeste da capital paulista).

Serão capacitados centenas de professores, que terão a missão de levar aos alunos o conhecimento de novas modalidades esportivas que serão disputadas nos Jogos Rio 2016.

Na cerimônia estiveram mais de 200 atletas, como as medalhistas do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos Etiene Medeiros e Ana Marcela Cunha e as estrelas do voleibol Jaqueline, Murilo e Sidão. A Rainha Hortência, prata no basquetebol nos Jogos Atlanta 1996, foi a mestre de cerimônias do evento.

“A Educação é um dos legados mais importantes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Vai transformar crianças e abrir horizontes em todo o Brasil”, afirmou Nuzman, diante de um público formado por cerca de 700 pessoas, em sua maioria profissionais do esporte e alunos da rede do Sesi.

Paulo Skaf, presidente também da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, ressaltou a importância do trabalho pelo esporte. “Esse é o Brasil que nós acreditamos. Os atletas que estão aqui hoje serão o nosso futuro. O melhor investimento é nas pessoas”.

O Transforma, lançado em 2014, já impacta 2.200 instituições públicas e privadas do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Amazonas e Minas Gerais, com um milhão de alunos envolvidos. No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade.

O Programa oferece:

  • Capacitação esportiva para professores de educação física (parceria com as confederações para ensinar esportes menos populares no Brasil, como rugby e badminton)
  • Formação para agentes jovens e coordenadores pedagógicos (que se tornam multiplicadores e líderes do programa dentro das escolas)
  • Materiais didáticos de referência sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos (com vídeos da série “Aprenda a Ensinar”, que mostra o passo a passo de diversas modalidades para professores de educação física e demais educadores)
  • Festivais abertos ao público para experimentação esportiva (mais de 10 modalidades podem ser praticadas em eventos feitos em parceria com as confederações)