Programa de educação do Rio 2016 ganha o mundo com Conexão Transforma
Comitê Organizador dos Jogos lança intercâmbio cultural entre escolas do Brasil e de 17 países
Comitê Organizador dos Jogos lança intercâmbio cultural entre escolas do Brasil e de 17 países
Representantes de escolas e consulados se encontram no Comitê Rio 2016 (Rio 2016/Gabriel Nascimento)
Um intercâmbio cultural entre estudantes brasileiros com jovens da mesma faixa etária nos cinco continentes leva o programa de educação dos Jogos Rio 2016 para o mundo. Em parceria com consulados, o projeto Conexão Transforma vai promover trocas culturais entre escolas estaduais do Rio de Janeiro e de 17 países - entre eles, Alemanha, Países Baixos, Cabo Verde, Estados Unidos, França, Espanha e Japão, que vai sediar os Jogos em Tóquio, em 2020. “O Transforma é umas das contribuições dos Jogos ao Rio de Janeiro e outras regiões. Temos o maior orgulho do nosso programa de educação, que já é um dos grandes legados do Rio 2016”, diz Mario Andrada, diretor-executivo de Comunicação do Comitê Rio 2016.
Durante o lançamento do Conexão Transforma, na sexta-feira (29), diretores de escolas e representantes de consulados conheceram as instituições brasileiras sorteadas para o projeto e exemplos de atividades que podem ser replicadas nas instituições de ensino, como contação de histórias sobre os Jogos e a disseminação da prática de esportes Olímpicos e Paralímpicos. "Essa é uma ótima oportunidade para estudantes de diferentes países conhecer novas culturas", ressalta Vanderson Berbat, gerente de educação do Comitê Rio 2016.
Vanderson Berbat disse em encontro de representantes de escolas e consulados
Estudantes das escolas estaduais do Rio de Janeiro sorteadas para o projeto vão interagir com jovens da mesma faixa etária e nível escolar correspondente ao Ensino Médio brasileiro (High School / Bachillerato / Educación secundaria). De fevereiro a junho, o intercâmbio propõe três atividades. Na primeira, eles produzem e trocam "caixas da amizade", com objetos que representem a sua cultura. Depois, os alunos gravam vídeo sobre o esporte Olímpico e Paralímpico mais populares em seu país. Por último, realizam uma feira cultural com tudo o que aprenderam com o intercâmbio.
Escolas sorteadas para participar do Conexão Transforma e seu país correspondente:
1. Espanha – C.E. Hispano - Brasileiro João Cabral de Melo Neto
2. Estados Unidos – CIEP 117 Carlos Drummond de Andrade
3. Japão – C.E. Erich Walter Heine
4. Uruguai – C.E. Bangu
5. Argentina – C.E. Olga Benário Prestes
6. Canadá – C.E. Dom Antonio Almeida Mores Junior
7. Grã -Bretanha – C.E. João Batista de Matos
8. Noruega – Ciep 412 Dr. Zerbini
9. Países Baixos – C.E. Elias Lazaroni
10. Peru – C.E. Monsenhor Miguel Santa Maria Mochon
11. Rússia –C.E. Antonio Houaiss
12. Cabo Verde – C.E. Hebe Camargo
13. Panamá – C.E Professor Clovis Monteiro
14. Suíça – C.E. Infante Dom Henrique
15. Alemanha – C.E Pedro Alvares Cabral
16. Itália – C.E. Monteiro de Carvalho
17. França – CIEP 449 Governador Leonel Brizola Intercultural Brasil-França
O Transforma, programa de educação dos Jogos Rio 2016, já impacta mais de 4 milhões de alunos com atividades que envolvem valores Olímpicos e Paralímpicos e prática de esportes pouco conhecidos no Brasil, como hóquei sobre grama e goalball.