Primeiro evento-teste de Deodoro, Concurso Completo Internacional é aprovado por atletas nacionais e delegações internacionais
Por Rio 2016
Competição de hipismo foi bem avaliada por integrantes de Confederações Nacionais e pela Federação Internacional do esporte
Onze cavaleiros disputaram o evento-teste de hipismo CCE para os Jogos Rio 2016 (Alex Ferro/Rio 2016)
Chegou ao fim neste domingo (9) o primeiro evento-teste realizado na segunda maior região de competição dos Jogos Rio 2016. O Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro, recebeu desde a última quinta-feira (6) o Concurso Completo Internacional, competição que foi muito além das provas de adestramento, cross country e saltos. Além das disputas entre os 11 cavaleiros participantes, o evento também foi oportunidade de prova para 40 áreas funcionais do Comitê Rio 2016, que contou com 102 funcionários e 486 voluntários em ação na competição. A instalação também contou com a presença de representantes de 16 Confederações Nacionais de Hipismo e da Federação Internacional do esporte (FEI), integrantes do Programa de Observadores para os Jogos Rio 2016 que estiveram em Deodoro.
A arena de competição e a área reservada aos cavalos foi elogiada pelos atletas participantes do Aquece Rio (Foto: Alex Ferro/Rio 2016)
A medalha de prata na competição ficou com o conjunto Marcio Appel e Cross Rock, enquanto Marcelo Tosi e Glenfly ficaram na terceira posição. Este foi o quinto de uma série de 45 eventos-teste que vão acertar os últimos ajustes para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Ainda este mês, outros três eventos vão aquecer o Rio de Janeiro: a Regata Internacional de Vela, entre os dias 15 e 22; o Desafio Internacional de Ciclismo de Estrada, dia 16; e as Maratonas Aquáticas na praia de Copacabana, nos dias 22 e 23.
Assim como aconteceu nos cinco eventos disputados até agora, quem ajudará a tornar possível a realização dos outros 40 eventos-teste até os Jogos Rio 2016 serão os voluntários, responsáveis por parte das funções vitais em diversas áreas do evento em Deodoro, como a organização das áreas de competição, dos estábulos e das operações de impresa.
"Estou sendo voluntário pela primeira vez, e vou te dizer: é uma experiência única, maravilhosa. A gente tem que fazer o melhor possível, porque são os nomes do Brasil e do Rio de Janeiro que estão em jogo. E eu quero muito ajudar. Se quisermos fazer bons Jogos e sermos admirados, temos que fazer por onde. E podem contar comigo nesta missão", afirmou Gilson Roberto Melo, de 57 anos, que teve sua primeira experiência como voluntário nos eventos-teste de triatlo e hipismo.
"Será um grande evento, vai ser bem legal. A estrutura está espetacular, tudo muito bem feito e organizado. Teremos grandes Jogos no Rio", afirmou Paulo César da Silva, que é veterinário e voluntário do hipismo para os Jogos Rio 2016 e eventos-teste.
"Estive aqui muitas vezes nos últimos anos e pude presenciar o grande avanço que tivemos aqui nos últimos meses. Nunca tive dúvidas de que esta instalação poderia ser uma ótima arena de competição Olímpica, e, principalmente pelo que estou vendo aqui durante o evento-teste, estou absolutamente convencido de que será um excelente local de competição para os Jogos Rio 2016", afirmou Tim Hadaway, diretor de Jogos e Competição da FEI.
"É muito satisfatório ver como a instalação evoluiu desde as últimas vezes em que viemos aqui. É claro que ainda há avanços a se fazer, mas tudo está perfeito para o evento-teste e estamos muito animados e otimistas para os Jogos Rio 2016. Muitas Confederações estão aqui para analisar e também para contribuir com o Comitê Organizador, e acredito que este seja o principal ponto de um evento-teste", disse Quentin Simonet, chefe de missão para os Jogos Rio 2016 da Confederação de Hipismo da França.
Os elogios ao evento-teste também vieram dos protagonistas da competição. Depois de conquistar a prata por equipes no concurso completo de equitação (CCE) dos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, o brasileiro Marcio Jorge Carvalho confirmou a boa fase com o título do Aquece Rio. O campeão, que montou o cavalo Coronel MCJ, aprovou o evento-teste e fez boa avaliação das instalações para os animais e para as pistas de competição.
"A competição foi ótima em todos os quesitos. A instalação é muito boa. Gostei dos estábulos, a comida fornecida aos cavalos também estava boa. A arena para competição está aprovada, o circuito do cross country é muito bonito. Gostei de tudo aqui, vimos um grande trabalho. Estou animado para os Jogos Olímpicos e, pelo que vimos aqui, o legado dos Jogos Rio 2016 será espetacular não só para o hipismo, mas acredito que também para todos os esportes", afirmou o cavaleiro de Barretos, logo após a conquista.