Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Primeira instalação esportiva do Rio 2016™ é entregue ao público

Por Rio 2016

Sambódromo, palco do carnaval do Rio de Janeiro, receberá as provas de tiro com arco, além da largada e da chegada da maratona

Primeira instalação esportiva do Rio 2016™ é entregue ao público

Nuzman e Paes no novo Sambódromo (Foto: Joao Paulo Engelbrecht/Prefeitura do Rio)

Cerca de 1.000 atletas e foliões participaram neste domingo, 12 de fevereiro, de uma corrida de 5,5km que marcou a reabertura do Sambódromo, no Centro do Rio de Janeiro. Palco dos tradicionais desfiles das escolas de samba no carnaval da cidade, o local é a primeira instalação esportiva do Rio 2016™ a ser entregue ao público. Lá, terão lugar a largada e a chegada da maratona dos Jogos Olímpicos e as provas de tiro com arco nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

A reforma terminou no prazo estipulado pela Prefeitura do Rio, a tempo para o carnaval de 2012, na próxima semana, e mais de quatro anos antes dos Jogos Rio 2016™. Com a obra, que custou R$ 35 milhões, o projeto original do arquiteto Oscar Niemeyer foi finalmente concluído. Foram construídas quatro novas arquibancadas em um dos lados do Sambódromo, espelhando as já existentes no lado oposto e ampliando a capacidade de 60.000 para 72.500 lugares.

“Esta inauguração é um grande exemplo de como os Jogos estão integrados com a cidade. Além da possibilidade de realizar provas em um cenário mundialmente reconhecido, a escolha do Sambódromo como local de competição da maratona e do tiro com arco oferece ao Rio de Janeiro um palco renovado e ampliado para uma de suas maiores festas populares. Para os Jogos Rio 2016™, também significa ter uma instalação esportiva pronta com uma antecedência de mais de quatro anos”, comemorou Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, na reabertura da instalação.

A obra, iniciada logo após o Carnaval de 2011, contou com quase 600 operários, que se revezaram em turnos para que o trabalho fluísse 24 horas por dia. A instalação, que foi adaptada para receber confortavelmente pessoas com deficiência, teve ampliado o número de frisas, de 1.094 para 1.823, e ganhou novos camarotes, maiores e com varandas panorâmicas. O Sambódromo terá ainda sistema de sonorização nos dois lados da avenida.

A Prefeitura também reformou as instalações já existentes, com a recuperação estrutural e pintura de todos os setores, renovação do museu e do palco da Praça da Apoteose, no fim do Sambódromo.

"A pouco mais de quatro anos dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, o Rio de Janeiro já tem duas obras prontas. Primeiro, o Parque dos Atletas. Agora, o Sambódromo. E posso dizer que a ideia de concluir a obra do Niemeyer surgiu do sonho Olímpico brasileiro. O grande momento que o Rio viverá em 2016 vai consagrar este lugar que é a marca do Rio de Janeiro", afirmou o Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

Antes da obra

Depois da obra

Na corrida que marcou a reinauguração da instalação, com largada e chegada no Sambódromo, assim como a maratona dos Jogos Olímpicos, os participantes foram convidados a correr com fantasias de carnaval, ao som de sambas-enredo do passado e do presente.

O ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e ganhador da medalha Pierre de Coubertin do Comitê Olímpico Internacional (COI), foi um dos participantes da prova e aprovou o novo Sambódromo.

"Com certeza essas arquibancadas estarão completas para a chegada da maratona dos Jogos Olímpicos do Rio, o que será uma motivação e um incentivo a mais para os atletas, tornando esse um momento muito especial. Não vou estar competindo em 2016, mas hoje tive uma ideia de como será a prova, a que certamente vou assistir".

Após a corrida, baianas de diversas escolas de samba se reuniram para a lavagem da pista. Em seguida, a Beija-Flor de Nilópolis, escola campeã do último carnaval, testou os novos sistemas de luz e som, fazendo o último ensaio técnico antes da festa popular.