Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Presidente do Rio 2016™ participa da 19ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Por Rio 2016

Transformação por meio do esporte foi o tema da apresentação de Carlos Arthur Nuzman

Presidente do Rio 2016™ participa da 19ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Presidente Carlos Arthur Nuzman faz apresentação em Genebra (Foto: Rio 2016)

O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, participou nesta segunda-feira, 27 de fevereiro, do painel sobre Esportes e Direitos Humanos, no âmbito da 19ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), na sede da entidade, em Genebra, na Suíça.

Transformação por meio do esporte foi o tema da apresentação feita pelo presidente do Rio 2016™ no painel. Nuzman destacou a importância das transformações estruturais e sociais promovidas pelos Jogos Rio 2016™ e que já começam a mudar o Rio de Janeiro.  Lembrou que estão em curso programas sociais dos governos federal, estadual e municipal que deixarão um importante legado esportivo e de infraestrutura à população. 

“O legado dos Jogos Olímpicos já é uma realidade com as mudanças em andamento, e não apenas uma questão a ser vista no futuro. É também importante lembrar que foi o legado dos Jogos Pan-americanos de 2007 que nos qualificou para sediarmos os Jogos de 2016”, observou Nuzman. 

Durante a apresentação, Nuzman falou sobre as grandes transformações que acontecerão na área de transporte e revitalização urbana com a adoção do sistema Bus Rapid Transit (BRT) e da nova linha quatro do metrô e com a execução das obras na região portuária. Destacou também o projeto de despoluição da Baía da Guanabara e das lagoas. Ele ressaltou que o projeto Rio 2016™ está alinhado com as metas de desenvolvimento previstas no Plano Diretor da Cidade do Rio de Janeiro e contempla legados que atenderão especialmente aos jovens. 

Na área de segurança, o presidente do Rio 2016™ lembrou que o Rio vive uma nova realidade com o sucesso das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP) do governo do Estado, que hoje beneficiam cerca de 300 mil pessoas que viviam em situação de risco.

O programa de reassentamento de pessoas em função da construção dos BRTs e da necessidade de mais espaço e segurança para o desenvolvimento urbano e que beneficiou mais de oito mil famílias, entre 2009 e 2011, foi analisado na apresentação de Nuzman. Sobre essa questão, ele explicou que tem sido fundamental a opção da prefeitura por um diálogo claro e respeitoso com as famílias a serem removidas, até que se chegue a um acordo e à consequente liberação da área de interesse do município. Nuzman reiterou o compromisso da prefeitura de só iniciar os processos de remoções mediante autorização judicial.

Presidente inaugura exposição

Ao final do painel, a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, que assistia as apresentações da plenária, fez uma intervenção e reafirmou o compromisso do governo brasileiro de aproveitar as oportunidades trazidas pelos megaeventos esportivos para promover a inclusão social.

"O legado é tão importante quanto os eventos. Por isso, queremos jogos bem sucedidos especialmente do ponto de vista dos Direitos Humanos", afirmou a ministra.

 Após o painel, ainda na sede das Nações Unidas, o presidente do Rio 2016™ inaugurou a exposição de fotos Transformation through sport (Transformação por meio do esporte), com imagens das obras de infraestrutura associadas aos Jogos Rio 2016™ e de eventos esportivos para a juventude patrocinados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, como as Olimpíadas Escolares. No seu discurso de abertura da exposição, a embaixadora Maria Nazareth Farani Azevedo ressaltou que os ideais olímpicos e a Declaração Universal de Direitos Humanos compartilham princípios importantes para toda a humanidade, tais como tolerância, solidariedade e convivência pacífica.

“Esses princípios nos inspiram a valorizar e respeitar o ser humano, a combater a discriminação e a buscar a paz entre os povos. O Brasil sente-se honrado em patrocinar nas Naçōes Unidas, especialmente neste momento de turbulência e conflitos no mundo, a  promoção dos Direitos Humanos pela discussão sobre o esporte”, acrescentou a embaixadora.

Nuzman agradeceu às Nações Unidas e, em particular, à Missão do Brasil junto à ONU em Genebra pela oportunidade de compartilhar imagens do momento importante que vive o esporte no Brasil.