Presidente do Comitê Organizador de Londres 2012 visita o Rio e enaltece preparativos para 2016
Bicampeão olímpico, Sebastian Coe visitou a Rocinha e o Centro Aquático Maria Lenk
Bicampeão olímpico, Sebastian Coe visitou a Rocinha e o Centro Aquático Maria Lenk
Coe (esquerda) e Nuzman conversam com o nadador Kaio Marcio (Foto: Rio 2016/Miguel Sá)
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Londres 2012 (LOCOG, na sigla em inglês), Sebastian Coe, viu de perto, nesta segunda-feira, os preparativos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™. No primeiro dos dois dias de visita ao Rio de Janeiro, o bicampeão olímpico do Atletismo (na prova dos 1500m em Moscou 1980 e Los Angeles 1984) elogiou o projeto e o andamento dos trabalhos de preparação da cidade.
Acompanhado pelo presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, Coe conheceu logo pela manhã o Complexo Esportivo da Rocinha, onde crianças da comunidade têm a oportunidade de praticar esportes Olímpicos como natação, futebol, judô, takewondo e boxe.
Em seguida, visitou o Centro Aquático Maria Lenk, local de competição dos saltos ornamentais e do polo aquático nos Jogos Olímpicos Rio 2016™, onde funciona o Centro de Treinamento Time Brasil, projeto do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) que funciona como base para a preparação dos atletas de alto rendimento do país. Atualmente, além de duas piscinas, uma olímpica e outra de saltos, o centro conta com um espaço para o taekwondo e uma moderna Sala de Força e Condicionamento, além de uma sala de repouso para os atletas.

Sebastian Coe encontra jovens futebolistas no Complexo Esportivo da Rocinha (Foto: Rio 2016/Miguel Sá)
Após conhecer o Centro, Sebastian Coe esteve na sede do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ e assistiu a apresentações sobre o projeto dos Jogos e o progresso dos preparativos da cidade. Foi também apresentado a alguns dos principais atletas da história olímpica brasileira: Bernard Rajzman, Nalbert Bitencourt e Giovane Gávio (Voleibol); Emanuel Rego, Adriana Behar, Sandra Pires e Adriana Samuel (Vôlei de Praia); Ricardo Prado (Natação); Hortência (Basquete); Flávio Canto (Judô) e Jade Barbosa (Ginástica Artística), entre outros.
“Estou muito bem impressionado com o que vi hoje e com o espírito dos jovens com quem conversei. Também fiquei muito satisfeito em ver como o Comitê Olímpico Brasileiro e o Rio 2016™ trabalham em conjunto com vários atletas e ex-atletas porque, quando você vê o mundo com os olhos dos atletas, consegue entregar Jogos excelentes para os atletas”, elogiou Coe.
“Acredito que as amizades que nascem do esporte, como aconteceu com Londres e Rio, são as mais duradouras e é por isso que estamos aqui hoje. Daqui a cem anos, o fato de termos sido cidades-sede dos Jogos Olímpicos continuará nos unindo,” completou.

Sebastian Coe mostra placa comemorativa entre atletas e ex-atletas brasileiros (Foto: Rio 2016/Miguel Sá)
Carlos Arthur Nuzman reforçou a cooperação entre a organização dos dois Jogos: “Reitero publicamente os agradecimentos em nome do Comitê Olímpico Brasileiro e do Rio 2016™ por toda a ajuda que Sebastian Coe e sua equipe nos deram, desde a nossa candidatura,” disse.
“Temos aprendido muitas lições; muitas delas vão ficar e são muito pessoais porque representaram as vitórias de duas cidades, Rio e Londres. Cidades que não eram as favoritas a receber os Jogos. A ajuda de Londres ao Rio 2016™ é permanente, com visitas constantes e viagens a Londres onde todos nós somos muito bem recebidos e temos aprendido muito”, agradeceu. Nesta terça, ele e Sebastian Coe almoçam com o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, no Palácio da Cidade.