A presidente da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI), a marroquina Nawal El Moutawakel, medalhista de ouro nos 400m com barreiras nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 1984, viveu uma experiência inesquecível no Maracanã, nesta sexta-feira, dia 1º, dia da visita da comissão às instalações esportivas do Rio 2016.
Nawal proporcionou um momento de grande descontração à comitiva quando bateu bola com Pelé em pleno gramado do estádio, inclusive tentando aplicar um drible no Rei do Futebol.
No Maracanã, os membros do COI tiveram a companhia do ministro do esporte, Orlando Silva Jr., do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, do presidente do Comitê da Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman e do secretário nacional Rio 2016, Carlos Roberto Osório.
Após o almoço no Estádio João Havelange, que encerrou as atividades na parte da manhã, a comitiva dividiu-se para conhecer as demais instalações da Região Maracanã e as instalações da Região Deodoro.
O grupo que foi para o Complexo do Maracanã começou a visita pelo Maracanãzinho. No ginásio, foram recebidos por Bernard Rajzman (medalha de prata no vôlei, em Los Angeles 1984), Giovane Gávio (medalha de ouro no vôlei, em Barcelona 1992 e Atenas 2004) e Hélia Souza, a Fofão (medalha de ouro, no vôlei em Pequim 2008).
Sob o olhar atento dos integrantes do COI, Bernard fez várias tentativas do saque que imortalizou, Jornada nas Estrelas. A visita seguinte foi ao gramado do Maracanã, onde os membros da comitiva tiveram seus nomes anunciados pelo alto-falante do estádio. O número 10 na escalação coube ao maior atleta do século XX, Pelé.
A parada final deste grupo foi na Marina da Glória, que teve como anfitriões o bicampeão olímpico de vela Torben Grael e Isabel Swan, medalha de bronze em Pequim 2008. Lá, os inspetores do COI conheceram o projeto para a instalação que receberá as provas de vela em 2016 e embarcaram no iate de turismo Pink Fleet.
Alexander Popov, medalhista olímpico em Barcelona 1992 (2 ouros), Atlanta 1996 (2 ouros) e Sydney 2000 (1 prata), e Gilbert Felli, diretor executivo dos Jogos Olímpicos do COI, integraram a comitiva que visitou a Região Deodoro. Depois de serem recebidos pelos medalhistas pan-americanos Octavio Bulgarelli (ciclismo Estrada), Júlio Almeida (prata no tiro esportivo no Rio 2007) e Luiza Almeida (bronze no hipismo adestramento) os delegados viram uma apresentação sobre as instalações da Região Deodoro.
Inspirados pelos stands de tiro, Popov, Felli e mais dois membros da comitiva viveram a experiência com o tiro esportivo e tentaram acertar o alvo. De lá, o grupo de Popov e Felli seguiu para o Maracanã, onde também foi recebido por Pelé.
Neste sábado, a programação inclui a apresentação dos temas Segurança, Serviços Médicos e Operações de Mídia. No final da tarde acontecerá a coletiva da Comissão de Avaliação do COI, finalizando a visita de inspeção no Rio de Janeiro.