Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Preparação para Rio 2016™ e duelo entre atletas olímpicas na Copa do Mundo feminina de espada

Por Rio 2016

Primeira competição oficial realizada no país reuniu as melhores espadistas do ranking mundial em busca de futura classificação para o ciclo olímpico Rio 2016™

Preparação para Rio 2016™ e duelo entre atletas olímpicas na Copa do Mundo feminina de espada

Etapa brasileira da Copa Mundial de Espada Feminina marcou o ano comemorativo de centenário da FIE (Rio 2016™ / Lucas Freitas)

O Rio de Janeiro sediou, entre os dias 17 e 19 de maio, a Copa do Mundo de Espada Feminina, organizada pela Federação Internacional de Esgrima (FIE). A competição foi realizada no Clube Militar da Lagoa e reuniu 116 atletas de mais de 25 países. Esta foi a primeira competição oficial internacional da esgrima no Brasil que já tem como objetivo a formação do ranking mundial da temporada e futura classificação no ciclo olímpico Rio 2016™.

“Estou treinando já focada em 2016. Com certeza, uma vaga vai ser minha”, comentou a brasileira Rayssa Costa.

Para a alemã Imke Duplitzer, com cinco edições dos Jogos Olímpicos no currículo, o Rio 2016™ já começou com o pé direito.

“Lembro de assistir ao vídeo anunciando os Jogos no Rio de Janeiro e percebi que, pela primeira vez em muitos anos, estava diante de uma competição esportiva que está sendo construída desde o início com os verdadeiros valores olímpicos, que são a alegria dos Jogos e a união pelo esporte. Pensei que Londres 2012 seria a minha última competição olímpica, já que, em 2016, terei 41 anos. Mas, quem sabe não nos veremos aqui de novo”, completa.

Revanche entre atletas olímpicas marcou provas individuais

Na categoria individual, foi destaque a revanche entre as atletas da Coréia do Sul e Alemanha, que já tinham se enfrentado nas semifinais dos Jogos de Londres 2012. Nos dias 17 e 18 de maio, foram realizadas as provas individuais, onde duelaram as melhores espadistas do ranking mundial. Entre as atletas estava a sul-coreana Lam A Shin, que chegou às semifinais dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, mas foi eliminada ao enfrentar a alemã Britta Heidemann. Nas finais deste sábado (18), o duelo se repetiu, desta vez rendendo à sul-coreana a vitória sobre a alemã e o topo do ranking na Copa. Heidemann, medalhista de ouro em Pequim 2008 e prata em Londres 2012, ficou com o segundo lugar na competição.

Já na disputa por equipes, realizada no domingo, a equipe da China levou a melhor, seguida pelas atletas da Ucrânia e Romênia, respectivamente.

Entre as brasileiras, duas terminaram entre as 64 melhores nas provas individuais e somaram pontos para o ranking mundial: Cleia Guilhon, em 53º, e Rayssa Costa, três posições abaixo. Por equipes, o Brasil foi o 15º colocado.