Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Prêmio Rio 2016 Fair Play vai receber indicações do público pelas redes sociais

Por Rio 2016

Iniciativa homenageia personagens Olímpicos por gestos de espírito esportivo e jogo limpo

Prêmio Rio 2016 Fair Play vai receber indicações do público pelas redes sociais

Daniel Gyurta homenageou família de rival falecido com uma cópia da sua medalha de ouro (Getty Images/Mike Hewitt)

O Comitê Internacional pelo Fair Play (CIFP) anunciou o lançamento do Prêmio Rio 2016 Fair Play (Fair Play Rio 2016 Awards), que homenageia personagens por gestos de espírito esportivo e jogo limpo nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e em seus eventos qualificatórios nacionais ou continentais. Nesta edição, pessoas de todo o mundo podem inscrever candidatos por redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat.

O CIFP (Comitê Internacional pelo Fair Play é uma organização não-governamental fundada na França em 1963, por membros da Unesco e entidades do esporte internacional como Fifa (Federação Internacional de Futebol) e Fiba (Federação Internacional de Basquete).  Um júri composto por representantes do CIFP, do Comitê Olímpico Internacional (COI), atletas e mídia vai divulgar a decisão final durante os Jogos Olímpicos. "O esporte nos ensina a praticar os valores de respeito e fair play em todas as nossas atividades. É por isso que o COI apoia plenamente essa iniciativa. Ela espalha esses valores Olímpicos para o mundo", disse o presidente do COI, Thomas Bach.

Entre os atletas que já receberam prêmios da CIFP estão os nadadores Daniel Gyurta, da Hungria, e Dara Torres, dos Estados Unidos. Gyurta venceu a prova dos 200 metros peito nos Jogos Londres 2012 e fez uma homenagem ao norueguês Alexandre Dale Oen, campeão mundial da prova, que morreu de ataque cardíaco meses antes da disputa Olímpica. Ele prometeu à família do rival uma cópia da sua medalha porque disse ter certeza de que, se vivo, Oen teria sido o vencedor.

 


Dara Torres ajudou adversária a não perder uma disputa Olímpica por causa do maiô rasgado (Foto: Getty Images/Harry How)


Dara solicitou aos árbitros o adiamento de uma das eliminatórias dos 50 metros livre dos Jogos Pequim 2008 para que uma de suas adversárias, a sueca Therese Alshammar, pudesse trocar o maiô, que rasgou pouco antes da prova.

“Eu incentivo todos os integrantes do Movimento Olímpico, Acon (entidade dedicada à saúde de pessoas com aids e das comunidade lesbicas, gays, bissexuais e transexuais), SportAccord (União das Federações Internacionais), federações internacionais, Comitês Olímpicos Nacionais, árbitros, atletas, treinadores, mídia, entre outros, a aumentar a consciência desses atos incríveis envolvendo-se neste esforço ativamente", disse o presidente da CIFP, Jeno Kamuti, que ganhou duas vezes medalha de prata no florete da esgrima nos Jogos México 1968 e Munique 1972.

 

Para mais informações, visite o site oficial do CIFP. Para ter uma amostra de atos de fair play é possível acessar o canal no YouTube ou conferir os canais do CIFP nas mídias sociais. Dúvidas podem ser encaminhada, em inglês ao e-mail Secretarygeneral@fairplayinternational.org.

Alguns canais para fazer indicação para o Prêmio Rio 2016 Fair Play:

www.fairplayinternational.org

RIO2016@fairplayinternational.org

https://www.facebook.com/internationalfairplay

https://twitter.com/olympicfairplay

https://www.instagram.com/olympic_fair_play/