Prêmio Rio 2016 Fair Play vai receber indicações do público pelas redes sociais
Iniciativa homenageia personagens Olímpicos por gestos de espírito esportivo e jogo limpo
Iniciativa homenageia personagens Olímpicos por gestos de espírito esportivo e jogo limpo
Daniel Gyurta homenageou família de rival falecido com uma cópia da sua medalha de ouro (Getty Images/Mike Hewitt)
O Comitê Internacional pelo Fair Play (CIFP) anunciou o lançamento do Prêmio Rio 2016 Fair Play (Fair Play Rio 2016 Awards), que homenageia personagens por gestos de espírito esportivo e jogo limpo nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e em seus eventos qualificatórios nacionais ou continentais. Nesta edição, pessoas de todo o mundo podem inscrever candidatos por redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat.
O CIFP (Comitê Internacional pelo Fair Play é uma organização não-governamental fundada na França em 1963, por membros da Unesco e entidades do esporte internacional como Fifa (Federação Internacional de Futebol) e Fiba (Federação Internacional de Basquete). Um júri composto por representantes do CIFP, do Comitê Olímpico Internacional (COI), atletas e mídia vai divulgar a decisão final durante os Jogos Olímpicos. "O esporte nos ensina a praticar os valores de respeito e fair play em todas as nossas atividades. É por isso que o COI apoia plenamente essa iniciativa. Ela espalha esses valores Olímpicos para o mundo", disse o presidente do COI, Thomas Bach.
Entre os atletas que já receberam prêmios da CIFP estão os nadadores Daniel Gyurta, da Hungria, e Dara Torres, dos Estados Unidos. Gyurta venceu a prova dos 200 metros peito nos Jogos Londres 2012 e fez uma homenagem ao norueguês Alexandre Dale Oen, campeão mundial da prova, que morreu de ataque cardíaco meses antes da disputa Olímpica. Ele prometeu à família do rival uma cópia da sua medalha porque disse ter certeza de que, se vivo, Oen teria sido o vencedor.

Dara solicitou aos árbitros o adiamento de uma das eliminatórias dos 50 metros livre dos Jogos Pequim 2008 para que uma de suas adversárias, a sueca Therese Alshammar, pudesse trocar o maiô, que rasgou pouco antes da prova.
“Eu incentivo todos os integrantes do Movimento Olímpico, Acon (entidade dedicada à saúde de pessoas com aids e das comunidade lesbicas, gays, bissexuais e transexuais), SportAccord (União das Federações Internacionais), federações internacionais, Comitês Olímpicos Nacionais, árbitros, atletas, treinadores, mídia, entre outros, a aumentar a consciência desses atos incríveis envolvendo-se neste esforço ativamente", disse o presidente da CIFP, Jeno Kamuti, que ganhou duas vezes medalha de prata no florete da esgrima nos Jogos México 1968 e Munique 1972.
Para mais informações, visite o site oficial do CIFP. Para ter uma amostra de atos de fair play é possível acessar o canal no YouTube ou conferir os canais do CIFP nas mídias sociais. Dúvidas podem ser encaminhada, em inglês ao e-mail Secretarygeneral@fairplayinternational.org.
Alguns canais para fazer indicação para o Prêmio Rio 2016 Fair Play:
RIO2016@fairplayinternational.org
https://www.facebook.com/internationalfairplay