"É mais fácil atrair uma criança que está na rua para o esporte do que para uma aula de matemática. Precisamos encarar essa realidade e convencer a criança, através do esporte, que ir à escola é bom", afirma Pedro Martins, assessor da Secretaria de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.
Nas terças e quintas, a Prefeitura oferece aulas gratuitas de badminton no Complexo Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande (Zona Oeste), que foi sede das competições de karatê, squash, patinação artística e jogos do torneio de futebol do RIO 2007.
Recordista brasileiro de medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos, Hugo Hoyama é um entusiasta da adoção do tênis de mesa, modalidade que o consagrou, nas escolas.
"Não há maneira melhor de divulgar o esporte do que na escola. A modalidade tem apelo e auxilia na coordenação motora, desenvolve o espírito de equipe e o respeito ao adversário", afirma o atleta.
Nos Jogos Pan-americanos, o Brasil conquistou três medalhas no tênis de mesa (uma de ouro e duas de bronze) e outra no badminton (bronze).