Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Prefeitura do Rio apresenta projeto conceitual de Deodoro para os Jogos Rio 2016

Por Rio 2016

Competições de 11 modalidades Olímpicas e quatro Paralímpicas serão realizadas no local. Obras começam em 2014

Prefeitura do Rio apresenta projeto conceitual de Deodoro para os Jogos Rio 2016

EOM

A Prefeitura do Rio apresentou nesta quarta-feira, dia 6, o projeto conceitual do Parque Olímpico de Deodoro, onde serão realizadas em 2016 competições de 11 modalidades Olímpicas e quatro Paralímpicas. As obras estão previstas para começar ano que vem e terminar no primeiro semestre de 2016. Instalações construídas para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, como o Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense, o Centro Nacional de Hipismo General Eloy Menezes e a piscina do pentatlo moderno passarão por adequações e serão utilizadas nos Jogos Olímpicos.

Três novas instalações permanentes serão construídas: a Arena Deodoro (esgrima e basquete), a pista de BMX e o circuito de canoagem slalom. Os campos de hóquei sobre grama existentes serão substituídos para atender a requisitos da federação internacional da modalidade. Serão temporários o circuito do ciclismo mountain bike e a arena de pentatlo moderno (onde acontecerão as provas de hipismo e do evento combinado de corrida e tiro) e rugby.

Como as demais instalações Olímpicas, o projeto foi pautado por três critérios: economicidade, simplicidade e praticidade. A Arena Deodoro, por exemplo, terá 5 mil lugares durante os Jogos, porém apenas 2 mil serão permanentes, o que diminuirá o custo de manutenção. A instalação será construída em estrutura modular, para facilitar o desmonte da parte temporária.

Para que a competição de canoagem slalom pudesse ocorrer no Parque Olímpico de Deodoro, como previsto inicialmente, a área da instalação foi reduzida em 40%, e o traçado foi simplificado, reduzindo os custos de construção e, principalmente, de manutenção pós-evento. O projeto foi aprovado pela Federação Internacional de Canoagem (ICF).

Após os Jogos, o circuito de canoagem slalom e a pista de BMX farão parte do futuro Parque Radical de Deodoro. O objetivo é que as instalações do parque tenham uso combinado para treinamento de atletas de alto rendimento e lazer da população em geral. O local ainda poderá ter outros equipamentos esportivos.

O projeto conceitual também prevê melhorias ambientais na área do Rio Marangá, como saneamento, recuperação das margens e delimitação de áreas de reflorestamento no entorno.

O projeto conceitual do Parque Olímpico de Deodoro foi concebido pelo Consórcio Vigliecca Marobal, contratado por meio de licitação realizada pelo Governo do Estado do Rio. O grupo também é responsável pela elaboração dos projetos básico e executivo que adequam as instalações à realização e operação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos e para o legado da cidade. O investimento será do governo federal.