Pré-Olímpico da África define mais 10 vagas do remo para os Jogos Olímpicos
Por Rio 2016
Egito, Argélia, Zimbábue e Nigéria, além da anfitriã Tunísia, foram os países que conseguiram classificações para o Rio 2016
Micheen Thornycroft, do Zimbábue, disputou os Jogos Londres 2012 e classificou o seu país para o Rio 2016 (Harry How/Getty Images)
Mais 10 vagas do remo para os Jogos Olímpicos Rio 2016 foram definidas. Na sexta-feira (9), a Federação Internacional do esporte confirmou os destinos dos postos Olímpicos (cinco masculinos e cinco femininos) disputados na Regata Pré-Olímpica da África, em Túnis (Tunísia), entre os dias 5 e 7 de outubro.
Confira abaixo os países classificados:
Single-skiff masculino - Egito*, Tunísia, Argélia e Zimbábue
Single-skiff feminino - Zimbábue, Argélia, Nigéria e Egito
Double-skiff peso leve masculino - Egito*
Double-skiff peso leve feminino - Tunísia
*Pelas regras de classificação, um país só pode classificar um barco por gênero nos torneios pré-Olímpicos continentais. O Egito terá, então, de escolher com qual das duas vagas irá ficar. Caso abra a mão da vaga no single-skiff masculino, a vaga desta prova ficará com a Líbia. Caso fique com a vaga no single-skiff masculino, a vaga do double-skiff masculino peso leve irá para a Angola.
Depois do Campeonato Mundial de 2015, que em setembro distribuiu 129 vagas Olímpicas, este foi o primeiro dos quatro Pré-Olímpicos continentais do esporte. Juntos, os continentais apontarão o destino de 29 vagas Olímpicas no masculino e de outras 29 no feminino. Em maio, o Torneio Pré-Olímpico Mundial fecha as classificações do remo, com 12 vagas para os homens e 10 para as mulheres.