Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Pista é aprovada no evento-teste de mountain bike

Por Rio 2016

Atletas e dirigentes elogiam organização e trajeto, que superou a expectativa

Pista é aprovada no evento-teste de mountain bike

A prova feminina do Desafio Internacional foi vencida pela italiana Eva Lechner (Alexandre Loureiro/Rio 2016)

O entusiasmo marcou o Desafio Internacional de Mountain Bike, realizado neste domingo (11), no Parque Radical, em Deodoro. Para atletas e dirigentes, a competição superou as expectativas.  “Estive bastante envolvido com os Jogos de Londres 2012 e achava difícil alguém superar o que foi feito lá, mas o que vi aqui foi superior. Parabéns”, cumprimentou o coordenador da União Ciclística Internacional (UCI), Peter Van Den Abeele.

O dirigente disse que ficou bastante satisfeito com a interação entre o Comitê Organizador Rio 2016 e a equipe que projetou a construção da pista de 5,4km para os Jogos Olímpicos. No evento-teste o loop da largada foi suprimido do percurso, que ficou com 4,9 km, e o número de voltas inicial foi reduzido para seis voltas para os homens e cinco para as mulheres. “Só temos comentários positivos. Se for para mexer alguma coisa, talvez seja para ampliar um pouco a área de largada”. O gerente de competição de mountain bike do Rio 2016, Paul Davis, também estava feliz com a competição. “Os atletas adoraram a pista e eu não poderia pedir mais da equipe. Eles foram incríveis”. Segundo ele, o maior desafio no trabalho foi entregar o percurso a tempo, objetivo que foi alcançado com sucesso.

A pista de competição do mountain bike tem 5,4 quilômetros (foto: Alexandre Loureiro/Rio 2016)

“Alguns ajustes são necessários como em qualquer evento-teste. Nossa operação está sempre procurando a perfeição, mas é o que vamos buscar nos acertos finais para que daqui dez meses possamos ter um evento do nível que tem de ser nos Jogos Olímpicos”, disse o diretor de Esportes do Rio 2016, Rodrigo Garcia.

Van Den Abeele não foi o único a dar parabéns. “A pista é boa, gostamos. Teremos de trabalhar duro até o ano que vem, mas tudo funcionou bem, estão de parabéns”, disse o italiano Andrea Tiberi, que terminou o evento-teste na terceira posição. O vencedor da prova, o suíço Nino Schurter (1h20min36), que é o atual campeão mundial, também se mostrou entusiasmado. “A pista é muito divertida de correr. Tive boas sensações a corrida toda. O maior desafio foi o calor. Foi realmente uma condição bastante dura", relatou Schurter. O francês Maxime Marotte ficou na segunda posição.

O suíço Nino Schurter celebra sua vitória no evento-teste de mountain bike no Parque Radical (foto: Paulo Múmia/Rio 2016)

 

A vencedora da prova feminina, a italiana Eva Lechner (1h20min13), só lamentou pelo forte calor. “Eu adorei o que vi hoje. O percurso é muito bom. A única coisa é que fez muito calor".  Para a polonesa Maya Wloszczowska, vice-campeã, vai ser bom para os espectadores. "Em alguns lugares da pista dá para ver tudo o que está acontecendo”. A sueca Jenny Rissveds disse que veio ao Brasil sem saber o que esperar e gostou muito da pista. “A combinação de áreas muito técnicas e calor deixou tudo bem difícil".

Os espectadores também ficaram entusiasmados. "A pista está muito bem construída. Foi muita emoção para o público presente", disse o ciclista Amarildo Ferreira, que foi a Deodoro para apreciar a competição. O voluntário Sávio Felipe dos Santos também gostou da experiência. "Gostei da atenção das supervisoras e também, lógico, de poder ver os atletas".

 

Veja os resultados finais aqui.

 

O percurso desafiador foi elogiado pelos atletas e pela Federação Internacional (foto: Alexandre Loureiro/Rio 2016)