Pesquisa sobre eventos internacionais revela que turistas de negócios querem voltar ao Rio de Janeiro
Estudo apresentado nesta quarta-feira, no Copacabana Palace Hotel, também mostra que imagem da cidade melhora ou continua positiva depois da viagem
Estudo apresentado nesta quarta-feira, no Copacabana Palace Hotel, também mostra que imagem da cidade melhora ou continua positiva depois da viagem
O turista que vem ao Rio de Janeiro a negócios demonstra o desejo de voltar. Essa é uma das conclusões da Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil, divulgada nesta quarta-feira, no Copacabana Palace Hotel. O estudo, apresentado por Jeanine Pires, presidente da Embratur, em parceria com o Convention & Visitors Bureau do Rio de Janeiro, foi encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A pesquisa, iniciada em setembro do ano passado, refere-se a 14 congressos, seminários ou workshops internacionais ocorridos em sete municípios brasileiros. O Rio de Janeiro, em especial, recebeu seis desses eventos, que contaram com 3.577 turistas de 16 países, de cinco continentes.
Os resultados mostram que 86,7% dos entrevistados declararam ter a intenção de voltar à cidade, sendo que 30% desejam fazê-lo em até dois anos. Além disso, 82,9% disseram que a imagem do Rio de Janeiro melhorou ou continuou positiva após a viagem. Em resposta múltipla-escolha, os participantes informaram que o principal motivo de retorno é lazer (78,7%), seguido por negócios (34%).
O estudo é parte da política de apoio à captação de eventos internacionais para o Brasil, que se consolida como um dos 10 principais destinos no planeta. De acordo com o ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), o país é líder na América Latina e o Rio de Janeiro é a quinta cidade das Américas em eventos internacionais recebidos.
Após a apresentação, a presidente da Embratur destacou outras ações elaboradas para promover o Brasil em 13 países e o apoio à candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016. Para ela, o sucesso dos Jogos Pan-americanos em 2007 e a realização da Copa do Mundo de 2014 representam a garantia de uma grande oportunidade de preparação.
- Se formos vitoriosos e também trouxermos os Jogos Olímpicos, viveremos um momento extraordinário não só do ponto de vista do turismo, mas de infra-estrutura e da imagem do país no exterior afirmou Jeanine.