Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Pesquisa sobre eventos internacionais revela que turistas de negócios querem voltar ao Rio de Janeiro

Por Rio 2016

Estudo apresentado nesta quarta-feira, no Copacabana Palace Hotel, também mostra que imagem da cidade melhora ou continua positiva depois da viagem

Pesquisa sobre eventos internacionais revela que turistas de negócios querem voltar ao Rio de Janeiro

O turista que vem ao Rio de Janeiro a negócios demonstra o desejo de voltar. Essa é uma das conclusões da Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil, divulgada nesta quarta-feira, no Copacabana Palace Hotel. O estudo, apresentado por Jeanine Pires, presidente da Embratur, em parceria com o Convention & Visitors Bureau do Rio de Janeiro, foi encomendado pelo Ministério do Turismo à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A pesquisa, iniciada em setembro do ano passado, refere-se a 14 congressos, seminários ou workshops internacionais ocorridos em sete municípios brasileiros. O Rio de Janeiro, em especial, recebeu seis desses eventos, que contaram com 3.577 turistas de 16 países, de cinco continentes.

Os resultados mostram que 86,7% dos entrevistados declararam ter a intenção de voltar à cidade, sendo que 30% desejam fazê-lo em até dois anos. Além disso, 82,9% disseram que a imagem do Rio de Janeiro melhorou ou continuou positiva após a viagem. Em resposta múltipla-escolha, os participantes informaram que o principal motivo de retorno é lazer (78,7%), seguido por negócios (34%).

O estudo é parte da política de apoio à captação de eventos internacionais para o Brasil, que se consolida como um dos 10 principais destinos no planeta. De acordo com o ranking da ICCA (International Congress and Convention Association), o país é líder na América Latina e o Rio de Janeiro é a quinta cidade das Américas em eventos internacionais recebidos.

Após a apresentação, a presidente da Embratur destacou outras ações elaboradas para promover o Brasil em 13 países e o apoio à candidatura do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016. Para ela, o sucesso dos Jogos Pan-americanos em 2007 e a realização da Copa do Mundo de 2014 representam a garantia de uma grande oportunidade de preparação.

- Se formos vitoriosos e também trouxermos os Jogos Olímpicos, viveremos um momento extraordinário não só do ponto de vista do turismo, mas de infra-estrutura e da imagem do país no exterior – afirmou Jeanine.