Pelé entra para o time da Candidatura Rio 2016
Ex-jogador participa de coletiva de imprensa na Casa Brasil, espaço de promoção do país durante os Jogos Olímpicos de Pequim 2008
Ex-jogador participa de coletiva de imprensa na Casa Brasil, espaço de promoção do país durante os Jogos Olímpicos de Pequim 2008
Foto: Washington Alves
A Comissão de Candidatura do Rio de Janeiro à sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 ganhou o reforço do melhor jogador de futebol de todos os tempos. Nesta quinta-feira, dia 21, Pelé participou de uma coletiva de imprensa na Casa Brasil, espaço de divulgação do país nos Jogos Olímpicos de Pequim, para mostrar seu apoio ao projeto Rio 2016. O evento contou com a presença do Presidente da Comissão de Candidatura Rio 2016 e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; do Secretário Geral Rio 2016, Carlos Roberto Osório; e da ex-jogadora de basquete Janeth, duas vezes medalhista olímpica e Embaixadora Rio 2016.
Entusiasmado com o projeto Rio 2016, Pelé acredita que a realização de grandes competições esportivas pode ser um fator de transformação social para o Rio de Janeiro e todo o Brasil. O ex-jogador se colocou à disposição para incluir em sua agenda eventos relacionados à campanha. Realizar a Copa do Mundo de 2014 e depois os Jogos Olímpicos de 2016 seria muito importante para o Brasil e toda a América do Sul. O Brasil está pronto para realizar uma grande celebração do esporte e do Movimento Olímpico, disse Pelé.
Assim como Pelé, a ex-jogadora de basquete Janeth, campeã mundial com a seleção brasileira em 1994, também está engajada na campanha Rio 2016. Quando era criança, via meus ídolos na televisão disputando os Jogos Olímpicos. Isso foi um dos fatores que me levaram a praticar esporte. Tenho certeza que uma edição dos Jogos no Rio servirá de inspiração para muitos jovens brasileiros, disse Janeth.
A sede dos Jogos de 2016 será escolhida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) no dia 2 de outubro de 2009, em Copenhague, na Dinamarca. O presidente da Candidatura Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, ressaltou a importância da presença de Pelé e Janeth na campanha do Rio de Janeiro. Pelé e Janeth são conhecidos e admirados no mundo inteiro, e não apenas no meio esportivo. Eles se identificaram com as propostas da campanha Rio 2016 e serão muito importantes na caminhada até a decisão do COI, explicou Nuzman.