Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Partidas da Liga Mundial de Hóquei sobre Grama consolidam classificados para os Jogos

Por Rio 2016

Restante dos participantes no masculino e feminino será definido nas competições continentais

Partidas da Liga Mundial de Hóquei sobre Grama consolidam classificados para os Jogos

Austrália, de Chris Ciriello (esquerda), obteve sua classificação para o Rio 2016 em competição na Bélgica, assim como a Grã-Bretanha de Nick Catlin (centro) e Henry Weir (direita) (Dean Mouhtaropoulos/Getty Images)

O encerramento das chaves semifinais da Liga Mundial de Hóquei sobre Grama masculina e feminina, neste fim de semana, na Antuérpia, Bélgica, consolidou a classificação de cinco equipes para os Jogos Olímpicos Rio 2016. No masculino, Austrália, Bélgica e Grã-Bretanha ficaram com as três primeiras posições no evento belga e carimbaram passaporte para o Brasil. Os times se juntam à Índia, time já garantido como campeão asiático. Alemanha, Argentina e Holanda – melhores colocadas na outra chave semifinal da Liga Mundial, disputada em Buenos Aires entre os dias 3 e 14, também estarão no Rio.

Eventos continentais vão definir as quatro vagas restantes. O Brasil ainda está na briga. Precisa ficar entre os seis primeiros colocados nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que começam nesta sexta-feira no Canadá, para cumprir os requisitos exigidos pela Federação Internacional de Hóquei (FIH) no preenchimento da vaga do país-anfitrião. Se a seleção brasileira vier a falhar, o país com melhor desempenho na Liga Mundial ainda não classificado (no caso, o Canadá) carimba o passaporte. O campeão do Pan de Toronto estará garantido no Rio 2016. Caso o ouro fique com o Brasil no Canadá, a equipe medalha de prata herdará a vaga.

Os demais torneios continentais do hóquei sobre grama masculino já têm data e local definidos. O Campeonato Europeu masculino será de 22 a 30 de agosto, em Londres, Inglaterra. As competições da África e da Oceania serão de 17 a 25 de outubro, em Ismailia, no Egito, e Stratford, Nova Zelândia, respectivamente.

Entre as mulheres, a última rodada de jogos na Antuérpia serviu para consolidar as posições na tabela. Holanda, Coreia do Sul e Austrália ficaram nos três primeiros lugares, que dão vaga para o Rio 2016. As sul-coreanas, no entanto, já estavam garantidas como campeãs asiáticas, o que abriu possibilidade, de acordo com as regras de classificação, para a Argentina disputar os Jogos junto com Grã-Bretanha, China e Alemanha, melhores colocadas no grupo que competiu entre os dias 10 e 21 deste mês em Valência, Espanha. O Brasil não conseguiu cumprir os requisitos para conseguir a vaga de país-anfitrião no Rio 2016.

As últimas seleções classificadas serão conhecidas nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que começam na sexta-feira, no Campeonato Europeu, entre 22 e 29 de agosto em Londres, Inglaterra, mais o Campeonato Africano, entre 17 e 25 de outubro em Ismailia, Egito, mesma data da disputa da Oceania, em Strattford, Nova Zelândia.

A classificação para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos é um processo contínuo e as inscrições finais só serão confirmadas em julho de 2016 (para os Jogos Olímpicos) e agosto de 2016 (para os Jogos Paralímpicos). As inscrições são recomendadas pelas federações nacionais ou organizações