Parque dos Atletas Rio 2016 é inaugurado cinco anos antes dos Jogos Olímpicos
Instalação é a primeira obra para o evento a ser terminada
Instalação é a primeira obra para o evento a ser terminada
Carlos Nuzman, Presidente do Comitê Organizador Rio 2016, e jovens atletas da Ginástica Ritmica no Parque dos Atletas (Foto: Sergio HUoliver/Rio 2016)
Cerca de 100 jovens participantes de projetos comunitários de esporte e das vilas esportivas da Prefeitura do Rio, além de Natalia Falavigna, campeã mundial de taekwondo em 2005 e bronze nos Jogos Olímpicos Pequim 2008, e João Gabriel Schlittler, bronze no Mundial de judô de 2007, foram os primeiros a conhecer, neste sábado, dia 6, o Parque dos Atletas, primeira nova instalação dos Jogos Olímpicos Rio 2016 a ser inaugurada, cinco anos antes da abertura do evento.
A 300 metros da Vila Olímpica e Paraolímpica, na região da Barra, o parque de 123.000² é o resultado de um investimento de R$ 44 milhões do governo municipal. Durante os Jogos, será exclusivamente dedicado ao lazer e relaxamento dos atletas.
Até 2016, a área receberá uma série de eventos, começando em setembro e outubro, com o quarto festival Rock in Rio (antes realizado no terreno onde será construída a Vila dos Atletas), que já tem outras duas edições programadas para 2013 e 2015. Além de um espaço dedicado a grandes eventos, a cidade ganhará também após os Jogos um novo parque em uma área carente de espaços públicos de lazer.
Além do presidente do Comitê Organizador Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e do presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), Marcio Fortes; participaram do evento de inauguração o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota; o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo, Paes; e a secretária de Esporte e Lazer do estado do Rio, Marcia Lins.
Nuzman revelou que os atletas serão ouvidos sobre as atividades e equipamentos a serem instalados nos parque: “Esta será uma área de lazer, relaxamento e meditação que são tão importantes para a participação dos atletas nos Jogos. Vamos fazer uma pesquisa com os atletas na vila dos Jogos de Londres no ano que vem para saber o que eles gostariam que o parque oferecesse a eles”.
O Prefeito Eduardo Paes ressaltou que a inauguração é mais uma prova de que os Jogos Olímpicos já estão transformando a cidade: “A parte mais importante dos Jogos é o que eles deixam para a cidade. E, a cinco anos da abertura, já estamos entregando ao Rio um novo espaço de lazer”.
Marcio Fortes definiu a data como um marco importante na preparação para o evento: “Este é mais um passo em um trabalho que estamos realizando. Já tenho me reunido com todas as instâncias da organização dos Jogos para que outras etapas sejam cumpridas”.
Natalia Falavigna disse que o término da obra ajuda a construir a atmosfera olímpica no Rio: “É ótimo que a cidade respire Jogos Olímpicos antes mesmo que eles sejam realizados.”