Paes anuncia novo feriado e plano para trânsito durante os Jogos Rio 2016
Prefeito do Rio de Janeiro diz que férias escolares passa para agosto e prevê atrações culturais abertas ao público no Porto Maravilha
Prefeito do Rio de Janeiro diz que férias escolares passa para agosto e prevê atrações culturais abertas ao público no Porto Maravilha
Eduardo Paes fala com jornalistas na sede do Comitê Rio 2016 (Foto: Divulgação/Beth Santos)
O prefeito Eduardo Paes anunciou, em uma coletiva nesta quarta-feira (27), detalhes para aliviar o trânsito e otimizar o transporte de atletas e espectadores durante os Jogos Olímpicos. Entre as estratégias, o novo sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), agendado para começar a operar em 22 de maio, liga o aeroporto Santos Dumont à Rodoviária Novo Rio.
Para atletas, dirigentes e autoridades, estão previstas faixas exclusivas para veículos, que passam a funcionar parcialmente a partir de 25 de julho. A multa para quem desrespeitá-las é de R$ 1.500. Durante os Jogos, linhas de ônibus extras devem circular entre meia-noite e 2h, e a prefeitura planeja incluir na operação 300 novos guardas municipais contratados.
O período de férias escolares este ano passa para agosto em vez de julho. Paes também confirmou um novo feriado, em 22 de agosto, um dia após a cerimônia de encerramento, quando boa parte dos participantes deixa a cidade.
"Chegamos ao marco de 100 dias [da cerimônia de abertura] com quase tudo pronto. Havia muito ceticismo, mas provamos nossa capacidade", diz Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
Sobre as últimas entregas, o prefeito disse que ainda precisam ser instaladas as arquibancadas provisórias e cadeiras definitivas no Centro de Tênis e que a pista do Velódromo está “praticamente pronta”.
“É um desafio. Teremos 40 dias de obras intensas. A obra atrasou, e existe uma reprogramação. Dentro dela, estamos adiantados”, afirmou.
A cidade espera receber cerca de 800 mil turistas durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, assim como 15 mil atletas. O prefeito comentou que a cooperação dos moradores é crucial para o sucesso. "Estou muito otimista."
O anúncio acontece no mesmo dia em que a chama Olímpica passa para as mãos do Brasil, em uma cerimônia tradicional na Grécia. Paes comentou que o destino final da tocha no Rio será o Porto Maravilha, área recentemente revitalizada.
Nos Jogos modernos, a tocha é sempre usada para acender a pira Olímpica, que fica acesa durante todos os dias do evento. Tradicionalmente, ela costuma ficar dentro do principal estádio dos Jogos até seu fogo ser apagado na cerimônia de encerramento. Paes afirmou que a pira no Porto Maravilha leva o espírito Olímpico para os cariocas e ajuda a democratizar os Jogos.
Moradores e turistas podem seguir as competições em telões no Porto, ver shows de música internacional e nacional, comer em food trucks e restaurantes, além de passear de balão a 150 metros de altura e até pular de bungee jumping.