Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Os Jogos Rio 2016™ estão transformando nossa cidade, disse Carlos Nuzman

Por Rio 2016

Em evento especial sobre legado esportivo, Nuzman e Sebastian Coe falam sobre o poder transformador dos Jogos Olímpicos

O presidente do Rio 2016™, Carlos Nuzman, ressaltou como o projeto dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos estão transformando o Rio de Janeiro durante coletiva de imprensa sobre legado esportivo nesse domingo, em um hotel da Zona Sul. O evento foi realizado pela Fundação Laureus, que realiza o prestigiado Prêmio Laureus no Rio na segunda-feira, e também contou com a participação de Sebastian Coe, presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Londres 2012.

Nuzman falou sobre o legado esportivo que deve ser deixado pelos Jogos Rio 2016™, destacando a construção do primeiro Centro de Treinamento Olímpico da América do Sul no Parque Olímpico da Barra, que deixará instalações de treinamento de ponta para uma gama de esportes Olímpicos e Paralímpicos.

Também assinalou os benefícios mais abrangentes do projeto Rio 2016™, como as melhorias do sistema de transporte do Rio, a construção de novos hotéis, o programa de educação Rio 2016™, que irá promover os valores Olímpicos e Paralímpicos nas escolas públicas, e o impacto de uma auto-estima melhor nos moradores da cidade.

“O Rio está se transformando em uma outra cidade”, disse Nuzman. “Os Jogos estão deixando um legado que será exemplar para futuros organizadores dos Jogos.”

O presidente Nuzman disse que a decisão do COI em premiar o Rio com os Jogos em 2009 foi um momento simbólico que enfatizou a capacidade do esporte em causar mudanças sociais. “Foi uma vitória para a cidade, para o país e para o continente”, disse. “O COI entendeu que era hora de alcançar outra região do mundo. Os Jogos no Rio são símbolo do entendimento do poder transformador do esporte”.

Coe, que hoje assessora o governo britânico como Embaixador de Legado Olímpico e é  membro da Laureus Academy, destacou que o esporte tem o poder de mudar vidas. “Sempre disse que o assistente social mais potente em uma comunidade é o esporte, e que o diplomata mais habilidoso no circuito internacional é normalmente o esporte”, disse.

Coe acrescentou que viu em primeira mão como as iniciativas de Londres 2012 atingiram resultados positivos nas escolas britânicas. “Qualquer professor de educação física dirá que se uma criança encontra autoestima através do esporte, e a capacidade de trabalhar em equipe e assumir um compromisso com algo em um esporte individual, então normalmente encontrarão autoestima em outras áreas e confiança para investir na vida escolar e mudar suas vidas.”

André Lazaroni, Edwin Moses e Ned Wills completaram a mesa que discutiu o efeito transformador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos (Foto: Alex Ferro/Rio 2016)

André Lazaroni, secretário estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, estava à mesa com Nuzman e concordou que o Rio e o Brasil também se beneficiarão dos Jogos. “A cidade ficará melhor para seus cidadãos e para os visitantes que aqui vierem”, disse. “Os governos do estado e do município investiram milhões de reais no desenvolvimento do transporte e isso será um dos maiores legados. Estamos desenvolvendo parcerias com comunidades esportivas internacionais e isso está nos ajudando a desenvolver técnicos e descobrir novos talentos – não apenas para 2016, mas para 2020 e 2014 também.”

Também estavam presentes na coletiva o presidente da Laureus World Sports Academy, Edwin Moses, e o diretor do Laureus Sports for Good Foundation, Ned Wills, que apoia mais de 140 projetos sociais pelo mundo.

Wills parabenizou Nuzman e Lazaroni pelas medidas que estão sendo tomadas visando um legado sustentável para os Jogos Rio 2016™.