Estamos a 100 dias de organizar os primeiros Jogos Paralímpicos da América do Sul. Eles são uma fonte de inspiração. A cada edição, a visibilidade e o interesse pelos Jogos ganham mais espaço.
Esporte Paralímpico é esporte de alto rendimento. É habilidade, talento, comprometimento, dedicação, paixão, excelência. Os atletas tornam-se ídolos e suas conquistas abrem um caminho de esperança para as pessoas com deficiência. Os Jogos Paralímpicos também constroem a consciência de que o Rio tem de ser cada vez mais acessível e inclusivo.
Faltam #100Dias: Rio lista 100 motivos para ver os #JogosParalímpicos
De 7 a 18 de setembro, receberemos 4.350 atletas de 176 países. O Brasil é uma potência Paralímpica. Nossa expectativa é ouvir o hino brasileiro todo dia, com pelo menos um atleta do país no alto do pódio.
Estou certo de que a sociedade brasileira terá nova percepção sobre a pessoa com deficiência após os Jogos Rio 2016. O nosso programa de educação, Transforma, já está em 11 mil escolas espalhadas pelo Brasil, disseminando os valores Paralímpicos: igualdade, coragem, inspiração e determinação.
Faltam #100Dias: 10 vídeos para entrar no clima dos #JogosParalímpicos
Mais de 50 mil voluntários estão sendo treinados para atender e trabalhar com pessoas com deficiência. Isso será um legado para o Rio e a sociedade brasileira.
Os Jogos Paralímpicos são para todos. São conhecidos como os Jogos da família. Um dia equivale à educação que, muitas vezes, pode-se levar uma vida inteira para construir. Por isso, isso não dá para explicar, tem que ir.
Faltam #100Dias: tudo que você precisa saber sobre os #JogosParalímpicos
O Brasil recebe os Jogos no momento certo. Estou seguro de que os Jogos Rio 2016 são uma boa notícia para o país inteiro. São Jogos brasileiros. Esporte e educação nos levam a um futuro de inclusão social e fé na nossa capacidade de transformação.
Tenho certeza que os Jogos deixarão um legado amplo e tangível, não só no campo esportivo, mas também de transformação urbana, progresso humano, econômico e ambiental.
* Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 e do Comitê Olímpico do Brasil