Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

OS GUERREIROS DO MOVIMENTO OLÍMPICO: O Taekwondo

Por Rio 2016

Berço do esporte, coreanos dominam as disputas olímpicas desde a primeira edição

OS GUERREIROS DO MOVIMENTO OLÍMPICO: O Taekwondo

Taekwondo é dominado pelos criadores sul-coreanos (Foto: ©Getty Images)

Tradicional arte marcial originária da península da Coréia, o Taekwondo, ou “a forma de chutar e socar”, na língua dos criadores, remonta ao início da Era dos Três Reinos coreana, por volta de 50 d.C. Foi quando o Taekkyon (“pé-mão”) começou a tomar forma.

Sua evolução fez do esporte atual um balé de golpes com os membros inferiores. Ainda que seja possível usar os punhos para superar o adversário, os ataques utilizam predominantemente os chutes, uma marca registrada.

Foi apenas no século XX, entretanto, que o formato tornou-se a arte marcial mais praticada no país asiático. Começou a ganhar o mundo e conquistou espaço no Movimento Olímpico justamente quando os Jogos foram disputados na Coréia do Sul, em Seul 1988. Como esporte-exibição, encantou o público e se tornou forte concorrente para inclusão no programa oficial.

Domínio absoluto nos lugares mais altos dos pódios

A estreia das disputas por medalhas ocorreu em Sydney 2000. Desde então, o formato é o mesmo: quatro categorias de peso no masculino, quatro no feminino. Os homens competem nas categorias: até 58kg; até 68kg; até 80kg; e mais de 80kg. Entre as mulheres, a divisão é: até 49kg; até 57kg; até 67kg; e mais de 67kg.

Os sul-coreanos e sul-coreanas conquistaram nada menos que nove das 24 medalhas de ouro até aqui. Foram cinco entre as mulheres e quatro entre os homens. Em Pequim 2008, o país levou atletas em duas categorias masculinas e duas femininas. Foi campeão com todos.

O domínio absoluto, raro no programa olímpico, deixa pouco espaço para os adversários. Os mais fortes também estão na Ásia. O segundo país mais vitorioso é a China, com quatro ouros. Estados Unidos, México, Irã e Taipei contam duas conquistas cada, enquanto Austrália, Cuba e Grécia subiram ao topo do pódio uma vez cada um.