OS GUERREIROS DO MOVIMENTO OLÍMPICO: O Taekwondo
Berço do esporte, coreanos dominam as disputas olímpicas desde a primeira edição
Berço do esporte, coreanos dominam as disputas olímpicas desde a primeira edição
Taekwondo é dominado pelos criadores sul-coreanos (Foto: ©Getty Images)
Tradicional arte marcial originária da península da Coréia, o Taekwondo, ou “a forma de chutar e socar”, na língua dos criadores, remonta ao início da Era dos Três Reinos coreana, por volta de 50 d.C. Foi quando o Taekkyon (“pé-mão”) começou a tomar forma.
Sua evolução fez do esporte atual um balé de golpes com os membros inferiores. Ainda que seja possível usar os punhos para superar o adversário, os ataques utilizam predominantemente os chutes, uma marca registrada.
Foi apenas no século XX, entretanto, que o formato tornou-se a arte marcial mais praticada no país asiático. Começou a ganhar o mundo e conquistou espaço no Movimento Olímpico justamente quando os Jogos foram disputados na Coréia do Sul, em Seul 1988. Como esporte-exibição, encantou o público e se tornou forte concorrente para inclusão no programa oficial.
Domínio absoluto nos lugares mais altos dos pódios
A estreia das disputas por medalhas ocorreu em Sydney 2000. Desde então, o formato é o mesmo: quatro categorias de peso no masculino, quatro no feminino. Os homens competem nas categorias: até 58kg; até 68kg; até 80kg; e mais de 80kg. Entre as mulheres, a divisão é: até 49kg; até 57kg; até 67kg; e mais de 67kg.
Os sul-coreanos e sul-coreanas conquistaram nada menos que nove das 24 medalhas de ouro até aqui. Foram cinco entre as mulheres e quatro entre os homens. Em Pequim 2008, o país levou atletas em duas categorias masculinas e duas femininas. Foi campeão com todos.
O domínio absoluto, raro no programa olímpico, deixa pouco espaço para os adversários. Os mais fortes também estão na Ásia. O segundo país mais vitorioso é a China, com quatro ouros. Estados Unidos, México, Irã e Taipei contam duas conquistas cada, enquanto Austrália, Cuba e Grécia subiram ao topo do pódio uma vez cada um.