Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Onde o povo está

Por Rio 2016

Expresso Rio 2016 leva a obra de Portinari e imagens de campeões Olímpicos pelo ramal Deodoro

Onde o povo está

Imagens de obras de Candido Portinari no trem ao lado de Jaqueline Carvalho, do vôlei (Rio 2016/Daniel Ramalho)

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 vão ajudar a obra de um dos mais importantes pintores brasileiros a seguir cumprindo sua vocação popular. A partir desta última semana de dezembro, o ramal Olímpico dos trens cariocas vai contar com mais um Expresso Rio 2016, que passará pelas estações levando imagens de campeões Olímpicos junto a obras de Candido Portinari (1903-1962) adesivadas na parte externa.

É o segundo trem Olímpico que faz circular cultura e esporte pelos trilhos da Central do Brasil, em uma parceria da Supervia com o programa de cultura Celebra, do Comitê Rio 2016. O primeiro expresso, com trechos de autores nacionais e fotos dos atletas Paralímpicos, foi lançado em setembro.

Conheça o programa de cultura Rio 2016

Saiba como foi a primeira iniciativa do Celebra, com poesia nos trens

Reconhecido no exterior – seus painéis “Guerra e Paz” estão na sede das Nações Unidas, em Nova York –, Portinari foi contemporâneo e colaborador do arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), com quem também dividia convicções políticas.

“É um privilégio proporcionar aos passageiros essa chance de viajar observando a obra de Candido Portinari, um de nossos maiores pintores, conhecido em todo o mundo e que dedicou sua vida a pintar o trabalhador brasileiro, as crianças e o próprio Brasil”, diz Carla Camurati, diretora de cultura do Rio 2016.

"Nosso principal objetivo é levar essas obras aonde o povo está"

João Candido Portinari, diretor-geral do Projeto Portinari

Para João Candido Portinari, filho do artista e diretor-geral do Projeto Portinari, o contato com o povo é o mais importante. “Acredito que esse trem seja a chance de levar o legado de Portinari para todo o Rio de Janeiro e, de certa forma, para o Brasil. O nosso principal objetivo é levar essas obras aonde o povo está”, afirma.

Saiba mais sobre os painéis de Portinari que estão na sede da ONU

O Expresso Rio 2016 utiliza 14 reproduções de obras de Portinari, com destaque para imagens que reproduzem crianças brincando e o painel “Paz”, que foi restaurado e reinaugurado na sede da ONU em fevereiro de 2015. Entre os campeões Olímpicos retratados estão os atletas do voleibol Giovane Gávio, Jaqueline Carvalho, Fabiana Alvim, Thaísa Menezes, Jaqueline, Paula Pequeno e Sheila Castro e os velejadores Torben Grael, Marcelo Ferreira e Robert Scheidt.