Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Obras subterrâneas para construção de túneis na Zona Portuária avançam

Por Rio 2016

Túnel do Binário está com 77% de suas obras prontas, enquanto no Túnel da Via Expressa as escavações já passaram da metade

Obras subterrâneas para construção de túneis na Zona Portuária avançam

Túneis da Via Binário do Porto e da Via Expressa terão papel fundamental no trânsito da área (Rio 2016/Alex Ferro)

No subterrâneo do Centro do Rio, as obras de revitalização da Zona Portuária avançam em ritmo acelerado. De segunda a sábado, 24 horas por dia, uma equipe especializada de engenheiros, geólogos, técnicos e operários estão construindo dois túneis -  do Binário e da Via Expressa - a até 46 metros de profundidade. Além de melhorar o fluxo de tráfego nos arredores do Porto, os túneis vão desempenhar papel fundamental no projeto de revitalização da região. 

A obra do Túnel do Binário, que terá 1.480 metros de extensão, já está 77% concluída, e a previsão é que esteja finalizada no segundo semestre deste ano. Depois de passar por um período de testes e ajustes, o túnel será incorporado aos 3.500 metros da Via Binário do Porto, que está em operação desde novembro de 2013, e contribuirá com a distribuição do tráfego interno nos bairros da região portuária e seus acessos ao Centro.

A construção do túnel da Via Expressa - avenida paralela à Via Binário do Porto - está, por sua vez, com 54% das obras prontas. Dos 6.847 metros de extensão da via, 3.022 fazem parte do túnel, que vai da altura do Armazém 8 à Praça Quinze, e quando entrar em funcionamento, em 2016, será o maior do país em área urbana. Já a Via Expressa será uma importante conexão entre o Aterro do Flamengo, a Avenida Brasil e a Ponte Rio-Niterói.

Obras dos túneis atingem até 46 metros de profundidade (Foto: Rio 2016/Alex Ferro)

A revitalização do Porto

A primeira fase do projeto de revitalização da zona portuária, impulsionada pela realização dos Jogos Rio 2016, teve início ainda em 2009. Nesta fase, o projeto teve como foco serviços de redimensionamento e a implantação de 48 Km de redes de esgoto, drenagem, gás natural, telecomunicações e iluminação, além da pavimentação de ruas e calçadas em um raio de 350 mil metros quadrados.

Em 2011, o projeto tomou forma e se expandiu para abranger uma área total de cinco milhões de metros quadrados. No escopo do projeto, um novo sistema viário foi desenhado para receber o fluxo de veículos de todas as direções da região metropolitana, integrando as zonas Norte, Sul e Centro. No final de 2013, o Elevado da Perimetral começou a ser implodido para dar lugar às duas novas vias: Binário do Porto e a Via Expressa que, juntas, ampliarão a capacidade de tráfego em 27% na região.

Ainda no campo da mobilidade urbana, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vai chegar para integrar o transporte na cidade. Com 28 quilômetros de extensão, o VLT terá seis paradas e será conectado a outros sistemas de transporte na cidade, como o BRT Transbrasil, a rodoviária, o metrô, a rede ferroviária, as barcas, o aeroporto Santos Dumont e o terminal marítimo de passageiros.

Outros projetos de destaque se referem ao resgate da herança cultural e arquitetônica do Rio, como a restauração das edificações do Morro de São Bento, do Moinho Fluminense, do Paranapanema, os Galpões da Gamboa, o Centro Cultural José Bonifácio, a Igreja de São Francisco da Prainha, o Palacete Dom João VI e o prédio do Museu de Arte do Rio, além da redescoberta do Cais do Valongo, que deu origem ao Circuito Histórico e Arqueológico da Herança Africana.

Confira no vídeo abaixo, divulgado pela Prefeitura do Rio, a evolução das obras de revitalização da Zona Portuária: