O que falamos este ano sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos
Rio 2016.com lista os assuntos que dominaram o ano de 2015
Rio 2016.com lista os assuntos que dominaram o ano de 2015
O ano de 2015 foi de muito trabalho e grandes conquistas para os Jogos Rio 2016 – realizamos quase 20 eventos-teste, iniciamos a venda de ingressos, selecionamos 50 mil voluntários, lançamos as tochas Olímpica e Paralímpica, vimos arenas ficarem prontas e conhecemos alguns dos atletas e equipes que prometem fazer bonito no ano que vem.

A corrida pela classificação rumo ao Rio 2016 ficou mais acirrada do que nunca em 2015. Dezenas de campeonatos mundiais, torneios continentais e pré-olímpicos definiram quase metade das vagas Olímpicas. No hóquei sobre grama, a lista de equipes foi fechada.
Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Olímpicos Rio 2016
Para os Jogos Paralímpicos, não foi diferente. 2015 foi o ano em que conhecemos os primeiros classificados do remo e ficaram completas as listas de participantes do futebol de 5 e do futebol de 7.
Acompanhe a corrida pela classificação para os Jogos Paralímpicos Rio 2016
Os eventos-teste do Rio 2016 dominaram o cenário esportivo do Rio de Janeiro em 2015, dando uma prévia do que vai acontecer no ano que vem. Fechamos a primeira onda de eventos-teste e iniciamos a segunda com força total. De julho a dezembro, 19 competições de alto nível foram realizadas nos quatro cantos da cidade, envolvendo mais de 2700 atletas de 25 esportes Olímpicos e Paralímpicos.
Teve evento dentro e fora das arenas, invadindo asfalto, terra, areia e mar. Foram abertos novos percursos no Parque Radical, em Deodoro, com as competições de BMX, mountain bike e canoagem slalom e, fechando o ano com chave – e medalha - de ouro, o torneio de tênis marcou a inauguração do Parque Olímpico da Barra, ‘coração’ dos Jogos Rio 2016.
Aquecerio.com: confira a programação completa dos eventos-teste do Rio 2016
O calor humano do povo brasileiro envolveu também o símbolo mais tradicional dos Jogos Olímpicos. Revelada em julho de 2015, a tocha Olímpica chegou com design inovador inspirado nas curvas do Rio de Janeiro. Em 2016, cerca de 12 mil pessoas vão conduzir o símbolo por mais de 300 cidades do país em 100 dias de revezamento rumo à cerimônia de abertura do Rio 2016.
Reunindo movimento, inovação e brasilidade, tocha Olímpica Rio 2016 é apresentada
Tudo sobre o design, rota do revezamento, carregadores... conheça o site da tocha Olímpica Rio 2016
Já a tocha Paralímpica celebrou a diversidade com um toque especial: ela apresenta sensorialmente curvas do relevo de paisagens do Rio de Janeiro, como a Pedra da Gávea, e traz os valores Paralímpicos em inscrição em braile. O revezamento acontece entre os dias 1º e 5 de setembro de 2016, passando pelas cinco regiões do país até chegar ao palco da cerimônia de abertura no dia 7.
Primeira aparição da tocha Paralímpica emociona com experiência sensorial
Explore a tocha Paralímpica
O Rio 2016 iniciou a venda dos mais de 10 milhões de ingressos para torcedores de todo o mundo assistirem as competições e cerimônias Olímpicas e Paralímpicas no Rio em 2016 (são cerca de 7,5 mi para os Jogos Olímpicos e outros 3 mi para os Paralímpicos). No Brasil, a venda foi realizada em duas etapas: por sorteio e venda direta (ainda dá tempo de adquirir o seu!); No exterior, divulgamos a lista dos revendedores autorizados nos cinco continentes (confira aqui).
Série especial: as opções de ingressos para as quatro regiões de competição dos Jogos Rio 2016
Ingressos Paralímpicos: as melhores opções para curtir os Jogos em combos exclusivos
Para quem deseja uma experiência ainda mais completa na cidade-sede dos Jogos, reunimos uma série de dicas para curtir o Rio como um verdadeiro carioca.
As atrações do Rio nas quatro regiões dos Jogos
Atletas Olímpicos se unem a especialistas da cultura brasileira para indicar 16 lugares no Rio que merecem uma medalha de ouro
Turistas desavisados jamais! Livros entregam os lugares de quem sabe tudo sobre o Rio
As 'boas' do Rio na palma da mão
A construção dos locais de competição dos Jogos Rio 2016 avançou a todo vapor em 2015. Na Barra, foram concluídas as obras do Campo Olímpico de Golfe e da Arena do Futuro, além do Centro Internacional de Transmissão (IBC). Em Deodoro, vimos nascer um novo Parque Radical, com a conclusão dos circuitos do Centro de Mountain Bike, Centro Olímpico de BMX, Estádio de Canoagem Slalom, além do campo do Centro Olímpico de Hóquei.
De acordo com o último balanço divulgado pela prefeitura, em novembro de 2015, as obras do Parque Olímpico da Barra já ultrapassavam 95% de conclusão.
Rio 2016 tem mais três instalações prontas: Circuito de Canoagem Slalom, Arena do Futuro e Campo Olímpico de Golfe
Centro Olímpico de BMX é a primeira instalação entregue em 2015
Também foram conhecidos ainda os cinco palcos do futebol Olímpico, localizados nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo.
Fifa define cidades que vão receber o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Representantes de 151 países vão ajudar a fazer os primeiros Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul. Após receber mais de 250 mil inscrições, o Comitê Organizador chegou à lista dos primeiros 50 mil aprovados no programa. Confira se você é um deles.
Esperadíssimas por fãs em todo o mundo, as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos são superproduções que misturam música, dança, teatro, artes plásticas para representar a cultura do país-sede em meio aos valores universais do esporte. Neste ano, o Rio 2016 deu passos importantes rumo à construção destes espetáculos.
Primeiro, reunimos um time de feras para dar o tom da festa Olímpica à carioca: o diretor Fernando Meirelles (conhecido internacionalmente por filmes como "Cidade de Deus"), o cineasta Andrucha Waddington (responsável pelo longa-metragem Lope e por vários documentários musicais) , a cenógrafa e diretora Daniela Thomas e Rosa Magalhães, uma das mais premiadas carnavalescas brasileiras. À frente do show de inspiração Paralímpico, estão o jornalista e escritor Marcelo Rubens Paiva, o designer Fred Gelli e o artista plástico Vik Muniz.
Cerimônias do Rio 2016 prometem ousar no desfile dos atletas
Abertura dos Jogos Paralímpicos terá energia, ritmo e humor
Em seguida, iniciamos a seleção dos voluntários que darão vida à cerimônias. Mais de 10 mil pessoas já passaram pelas audições para formar o elenco das cerimônias Rio 2016 – que teve até edição especial para quem manja de skate e hip hop – e mais estão por vir.
Se você também quer participar, entre para a lista de espera.
Neymar, Roger Federer, Michael Phelps, Kobe Bryant, Usain Bolt, Kerri Walsh… os grandes nomes do esporte mundial mandaram avisar que não vão deixar barato para os novatos. Uma série de entrevistas mostrou que os Jogos Rio 2016 prometem ser o palco de grandes despedidas, quebras de recordes e a consagração de novas lendas.

Neymar quer fazer história e conquistar nos Jogos Rio 2016 o primeiro ouro Olímpico do futebol brasileiro
Usain Bolt mira na quebra do próprio recorde dos 200m enquanto treina para o 'triple-triple’ no Rio 2016
Ele quer vir: Michael Phelps anuncia planos de competir no Rio 2016
Tricampeã Olímpica e mãe, Walsh sonha com quarteto de filhos e medalhas nos Jogos Rio 2016
Roger Federer: “Jogar no Rio 2016 seria maravilhoso”
Um ano para os Jogos Olímpicos Rio 2016: ícones do esporte falam de suas expectativas
Estrelas do basquetebol dos Estados Unidos estão de olho nos Jogos Rio 2016
Rumo ao tri, Shelly-Ann Fraser-Pryce quer fazer história nos Jogos Rio 2016
Lin Dan se prepara para conquistar o terceiro ouro seguido no badminton dos Jogos Olímpicos
Kobe Bryant: “Gostaria de me despedir nos Jogos Olímpicos do Rio”
Excitação e ansiedade tomaram conta do Rio 2016 na chegada do marco de um ano para os Jogos Olímpicos. Celebrada em 5 de agosto, a data marcou o anúncio da rota do revezamento da tocha Olímpica e trouxe uma programação intensa de atividades para os cariocas, que incluiu eventos-teste de três modalidades, uma cerimônia oficial e uma maratona cultural.
Thomas Bach diz que Rio terá maior legado desde Barcelona 1992 em cerimônia de um ano para os Jogos
Rio de Janeiro dos Jogos: uma nova vida em 365 dias
Em 7 setembro, foi a vez de celebrar a contagem de 365 dias até os Jogos Paralímpicos, marcada pelo início da venda de ingressos e por um grande festival esportivo-cultural na Lagoa Rodrigo de Freitas, com experimentação de diferentes esportes, oficinas infantis e cinema ao ar livre, além da presença de atletas como Jason Smyth, Omara Durand e Petrúcio Ferreira para um desafio de atletismo.
Inspiração e excelência no marco de 1 ano para os Jogos Paralímpicos Rio 2016
Dança, cinema e samba fecham a festa de um ano para os Jogos Paralímpicos
Esporte de alto nível e expectativa para o Rio 2016 marcam o evento de 1 ano para os Jogos Paralímpicos
Jason Smyth e Omara Durand são os atletas Paralímpicos mais rápidos do mundo
O marco de um ano para os Jogos Paralímpicos trouxe mais do que bons momentos na Lagoa Rodrigo de Freitas – foi o início de uma impressionante mudança de percepção dos brasileiros em relação às pessoas com deficiência. O melhor exemplo disso foi o sucesso da campanha #TemQueIr, criada para o início da venda de ingressos para o evento.
No vídeo “O treino que muda opiniões”, que serviu de aquecimento para a campanha, os atletas Paralímpicos Luciano “Montanha” Dantas, Vinicius Rodrigues e Lúcia Teixeira treinavam observados por pessoas comuns em uma academia. A reação de todos ao testemunhar o alto nível de suas performances foi tão surpreendente que logo o vídeo virou viral, fazendo dos atletas celebridades instantâneas.
Viral na internet deixa atletas Paralímpicos famosos
Levamos a sério o desafio de aproximar os esportes Olímpicos e Paralímpicos dos fãs ao redor do mundo. Por isso, lançamos nada menos que 65 infográficos interativos explicando didaticamente cada detalhe das modalidades que estarão em disputa no Rio em 2016.

Conheça os esportes Paralímpicos
Além disso, publicamos uma série de reportagens especiais que contam como são organizadas as competições e revelando os fatos mais curiosos de cada modalidade.
Futebol vs hóquei sobre grama: tão parecidos e tão diferentes
No barco, quem vai na ponta, quem vai atrás? Na canoagem slalom, um acelera e o outro pilota
No boxe, quem manda é o médico
A pergunta de um milhão de dólares do tênis de mesa: como vencer os chineses?
Arco e flecha? Muito mais do que isso: conheça os equipamentos do tiro com arco
Cumplicidade e confiança são fundamentais entre atletas e guias Paralímpicos
Mais do que uma oportunidade para a transformação pessoal dos atletas, o esporte também pode ser uma importante ferramenta da união dos povos e da paz mundial. Inspirada pela tradição criada na Antiguidade, a proposta de trégua Olímpica dos Jogos Rio 2016 pediu a proteção aos direitos de meninos e meninas de todo o mundo, sendo assinada por 180 países-membros das Nações Unidas.
Proteção aos meninos e meninas inspira proposta de trégua Olímpica do Rio 2016
180 países patrocinam a trégua Olímpica do Rio 2016
18 vezes em que o esporte provou ser o melhor aliado da paz
Quem gosta de se planejar com calma teve um prato cheio no início deste ano, com a divulgação do calendário de competições dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Serão 19 dias de pura ação: a cerimônia de abertura, no dia 5 de agosto de 2016, no Maracanã, marca o início oficial do evento, mas o torneio de futebol abre as disputas dois dias antes. Já no dia 6, 20 esportes Olímpicos fazem a sua estreia no maior evento esportivo do mundo – a partir daí, é briga pelo pódio até o dia 21 de agosto, data da cerimônia de encerramento.
Rio 2016 apresenta calendário diário de competições dos Jogos Olímpicos
Série especial: fique por dentro do calendário dos Jogos Olímpicos Rio 2016
Duas semanas depois, a emoção recomeça com a chegada dos Jogos Paralímpicos, com mais de 300 sessões esportivas realizadas entre os dias 7 e 18 de setembro.
Por dentro do calendário dos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Gestão sustentável de recursos, infraestrutura para desenvolvimento do esporte no país, iniciativas para promover a educação por meio do esporte e a inclusão de pessoas com deficiência na cidade. Esses são apenas alguns exemplos do legado dos Jogos Rio 2016 para o Brasil. O ano de 2015 foi um ano importante para a construção e consolidação deste legado.
Dentro do Comitê, os principais avanços foram feitos nas áreas de educação e sustentabilidade. Enquanto o Transforma, programa de educação do Rio 2016, chegou a 5.500 escolas em 27 estados brasileiros, além de dois distritos de Portugal, o Abraça, como é chamado nosso programa de sustentabilidade, lançou realizou uma série de diálogos com a sociedade civil, pautou a compra de cerca de 85% dos produtos e serviços da cadeia de suprimentos do Comitê e ainda lançou, junto ao PNUMA, o Passaporte Verde, uma plataforma para estimular o turismo sustentável.
Aulas digitais, calendário de atividades, notícias e mais... conheça o site do programa de educação do Rio 2016
Para Nações Unidas e Rio 2016, turismo sustentável será parte do legado dos Jogos
Com início da fase operacional, Comitê irá concentrar 85% das compras até o fim de 2015
Na área esportiva, o Centro Paralímpico Brasileiro chegou a 97% de conclusão com a proposta de ajudar o Brasil a continuar como uma potencia Paralímpica. O mesmo deve acontecer com os esportes Olímpicos, uma vez que cinco das arenas do Parque Olímpico da Barra formarão, juntas, o Centro Olímpico de Treinamento.
Centro Paralímpico Brasileiro vai abrigar competições, pesquisas e projetos de socialização
No âmbito social, além da melhoria da infraestrutura de transportes na cidade, o Parque Radical é destaque pela proposta de ser um novo centro de lazer para a região de Deodoro e arredores apos os Jogos.
Parques Olímpico e Radical vão compartilhar esporte e lazer após os Jogos
Fique por dentro do legado dos Jogos Rio 2016