Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

O Olimpismo através dos Jogos: 119 anos em Movimento

Por Rio 2016

Comemorado em 23 de junho, o Dia Olímpico traz à tona ideais como a amizade, a união entre os povos e a transformação pelo esporte

O Olimpismo através dos Jogos: 119 anos em Movimento

Getty Images/Mark Kolbe

“Esporte, cultura e educação como bases fundamentais para atingir o equilíbrio entre corpo, mente e vontade”. Criada por Pierre de Coubertin em 1854, esta filosofia deu origem ao que se conhece hoje como o Movimento Olímpico – conjunto de ideais e ações sociais baseados no Olimpismo, que tem como objetivo principal promover a amizade, a paz e a transformação por meio do esporte. O Dia Olímpico marca o nascimento deste Movimento e é celebrado em todo o mundo sempre no dia 23 de junho.

O primeiro Dia Olímpico foi instaurado em 1948 para o aniversário do Comitê Olímpico Internacional (COI), exatamente 54 anos após a sua fundação. Difundidas globalmente, as comemorações pelo Dia Olímpico visam promover os ideais olímpicos, bem como solidificar suas premissas fundamentais: esporte, cultura e educação.

“É importante propagarmos o teor educacional do esporte, seu poder de integrar, incluir e mobilizar as pessoas a partir da prática e dos valores do esporte. O ideal Olímpico está diretamente ligado aos valores éticos do homem em prol de uma sociedade mais justa e solidária", afirma o presidente do Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman.

Na atualidade, o Movimento Olímpico é construído a partir de três valores fundamentais: excelência – que traz a ideia de “dar sempre o seu melhor”, no campo de jogo e em todos os aspectos da vida; amizade – propagar a conexão entre as pessoas e a construção da paz a partir da solidariedade e do espírito de equipe; e respeito – por si e pelo próximo, a partir de um jogo limpo e justo.

Originalmente celebrado em apenas nove países, hoje, pessoas do mundo todo se envolvem com a data (confira a programação do Rio 2016™).


Uma grande família para dar vida ao Movimento

Para garantir que estes valores sejam empregados e difundidos em todo o planeta, o Movimento Olímpico é conduzido por uma verdadeira família. Comandada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), a Família Olímpica é composta por diversos grupos e organizações que carregam a filosofia do Olimpismo em todas as suas atividades. São eles: as Federações Internacionais (FIs); os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs); os Comitês Organizadores dos Jogos Olímpicos (como o Rio 2016™); as Associações e Clubes esportivos; e os Profissionais do esporte, como oficiais, técnicos e, claro, os atletas.

Na estrutura desta família, o COI tem o papel de tomador de decisões. É uma organização não governamental e sem fins lucrativos, que tem como missão mais do que realizar os Jogos Olímpicos de Verão e Inverno e os Jogos Olímpicos da Juventude de Verão e Inverno, mas também apoiar as organizações esportivas de modo a promover a filosofia do Olimpismo em todos os países.

Já as Federações Internacionais (FI) comandam o seu respectivo esporte em nível global. Tem como objetivo promover e desenvolver o esporte e seus atletas em todos os países. São responsáveis por todos os aspectos técnicos do esporte, como regras, equipamentos, instalação necessária, arbitragem, etc.

Os Comitês Olímpicos Nacionais (CON), por sua vez, são os representantes do Movimento Olímpico em seu país de origem e tem como missão desenvolver todos os esportes olímpicos em nível nacional, incluindo programas educacionais e o treinamento de seus atletas. Nos Jogos Olímpicos, desempenham a função de enviar a sua delegação para as competições. Atualmente, existem 205 CONs no mundo. O Brasil é representado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Para celebrar um evento desta grandeza, no entanto, é preciso acompanhar de perto todos os fatores que envolvem os Jogos, incluindo as características específicas da cidade-sede. Para isso, são formados os Comitês Organizadores dos Jogos, que atuam sob a supervisão do COI para a preparação desta complexa estrutura esportiva. O Comitê tem sete anos contados a partir do anúncio da cidade-sede para conduzir todos os aspectos da organização dos Jogos até a sua abertura, que compreendem os locais de competição e de treinamento para cada esporte, cerimônias, programação e cobertura das competições, acomodação e transporte dos atletas, além da preocupação com o legado que os Jogos deixarão para a cidade-sede após os Jogos.

De acordo com a Carta Olímpica, todos estes grupos devem trabalhar juntos para promover o Movimento. Unidas, estas entidades contribuem para a construção de um mundo pautado em uma consciência democrática, humanitária, cultural e sustentável a partir da prática esportiva.