Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

'O Brasil está preparado', garante homem forte da segurança de grandes eventos no país

Por Rio 2016

Combate ao terrorismo, reforço em fronteiras e cooperação internacional são bases do trabalho do governo para proteger evento

'O Brasil está preparado', garante homem forte da segurança de grandes eventos no país

Andrei Rodrigues, do Ministério da Justiça, comanda esquema com 47 mil pessoas (Rio 2016/Gabriel Nascimento)

São muitos os desafios para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, maior evento esportivo da história, com cerca de 15 mil atletas representando 206 países, e ação concentrada em uma cidade. Certos aspectos, porém, recebem atenção especial do governo brasileiro, conforme revela Andrei Rodrigues, secretário extraordinário de segurança para grandes eventos do Ministério da Justiça: "Implementamos o Centro Integrado Antiterrorismo, ambiente especifico de polícia, de segurança pública e de inteligência, para ampliar o intercâmbio de informações, treinamentos e aprendizado. Policiais de vários países estão colaborando conosco. A cooperação mútua entre países é fundamental”.
 
Em 2015, o Brasil enviou ao exterior cerca de cem policiais para conhecer as melhores práticas em grandes eventos internacionais. A lista incluiu maratonas de Boston e de Berlim, o Mundial de Atletismo, na China, os Jogos Europeus Baku 2015, o Tour de France e também a Assembleia Geral da ONU.
 

“Vamos trazer 10 mil homens da Força Nacional de Segurança Pública. E teremos reforço de quase 5 mil policiais de fora do Rio”

Andrei Rodrigues, secretário extraordinário de segurança para grandes eventos do Ministério da Justiça

 

Andrei Domingues segurança Rio 2016

A Vila dos Atletas, com funcionamento 24h, é um ponto focal da segurança nos Jogos (Foto: Cidade Olímpica/Renato Sette Câmara)
 
O secretário Andrei Rodrigues conta com 47 mil profissionais que trabalharão intensamente nos meses de agosto e setembro, durante os Jogos. Ele diz ter plena confiança de que o Rio de Janeiro continuará fora da rota dos atentados terroristas:

“O Brasil está preparado. Recebemos uma sequência de eventos que não aconteceu em nenhum outro lugar, o que nos permitiu avançar e amadurecer a cada etapa cumprida”

A visão do governo brasileiro envolve também esforços para tornar o Rio de Janeiro mais seguro não apenas nas áreas das instalações Olímpicas e suas adjacências. "Não podemos pensar em realizar os Jogos se a cidade como um todo não tiver segurança", diz Rodrigues.
 
Com os holofotes do mundo voltados para o Rio, o secretário promete estar atento também a outras regiões do país (e não apenas às cidades-sede do futebol). “Provavelmente haverá um aumento no turismo em outros locais. Os Jogos vão significar reforço na segurança nacional como um todo”, garante.
 
 
Para o secretário, segurança no Rio aumentará mesmo longe das instalações Olímpicas (Foto: Rio 2016/Gabriel Nascimento)