Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Novo site reúne dicas sobre como se deslocar pelo Rio durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

Por Saulo Pereira Guimarães

Portal Cidade Olímpica conta com tarifas de transporte público, lista de estações e outras informações valiosas

Novo site reúne dicas sobre como se deslocar pelo Rio durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos

CidadeOlímpica.com/Reprodução

Que horas sai o trem para Deodoro? Que ruas da Barra estão interditadas? Como chegar ao Engenhão? A nova versão do site Cidade Olímpica se propõe a responder essas e outras perguntas aos milhares de cariocas e turistas que lotarão a cidade entre agosto e setembro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. 

A novidade foi lançada, nesta quinta-feira (16), em uma cerimônia com o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades no Palácio da Cidade, em Botafogo. O portal reúne dados como tarifas, horários de partida e chegada e lista completa de estações de VLT, barcas e outros serviços. 

 Prefeito Eduardo Paes: “Esse é o site que a população tem que entrar para se organizar durante os Jogos”

Além disso, é possível saber sobre fechamento e mudança de sentido de vias e outras alterações de mobilidade numa região ou data específica. O site também sugere rotas alternativas aos usuários. “Todas as informações podem ser transformadas em PDFs, que o cidadão pode imprimir e levar consigo”, disse Rafael Picciani, secretário municipal de transportes. 

Previsão do tempo, uma relação de telefones úteis e dos feriados municipais previstos no período são outras atrações do Cidade Olímpica. O site foi originalmente criado em 2011 com a proposta de apresentar aos cidadãos a evolução das obras ligadas aos Jogos no Rio. O novo formato privilegia o atendimento ao usuário e conta com versões em inglês e espanhol

Vem aí a Faixa Olímpica

 

 

Uma linha verde no asfalto chama a atenção dos mais atentos na avenida Abelardo Bueno e outros locais da cidade. Ela demarca a chamada faixa Olímpica, pista que durante os Jogos atenderá prioritariamente atletas e outros integrantes da família Olímpica. 

A novidade entra em operação no próximo dia 25 na Transolímpica, avenida Brasil e outras áreas. Já no dia 31, é a vez da Linha Amarela e outras vias da Barra. “O objetivo é garantir que as delegações possam prever o tempo gasto com deslocamentos”, explicou Picciani no evento desta quinta. A multa para quem invadir o espaço é salgada: R$ 1.500. 

Além da faixa, a prefeitura planeja outras ações para dar fluidez ao trânsito durante os Jogos. A suspensão temporária das faixas reversíveis na avenida Niemeyer e na Linha Amarela no período da manhã e do fechamento do Aterro aos domingos são algumas delas. Feriados, estímulo ao uso de bicicletas e ao home office também fazem parte desse esforço. 

A expectativa é de que, combinadas à operação com capacidade total de serviços como o VLT (a partir de 1º de julho) e o BRT entre o Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada (a partir de 1º de agosto), essas medidas sejam suficientes para o bom funcionamento da cidade.