Novo prédio abrigará laboratório oficial de controle de dopagem dos Jogos Rio 2016™
Obras para ampliação de laboratório antidoping do Rio de Janeiro começaram em fevereiro, na Ilha do Fundão
Obras para ampliação de laboratório antidoping do Rio de Janeiro começaram em fevereiro, na Ilha do Fundão
Imagens do Novo Polo de Química da UFRJ, ao qual o LADETEC é vinculado (Divulgação)
A nova casa do Laboratório de Controle de Dopagem e Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (LABDOP/LADETEC), primeiro do país credenciado pela Agência Mundial Antidoping (WADA, na sigla em inglês), começa a ganhar forma. As obras de construção do novo prédio do laboratório, onde serão realizados cerca de 6.250 testes durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, começaram em fevereiro e tem conclusão prevista para o primeiro semestre de 2014.
O prédio será parte de um novo complexo de instalações do Novo Polo de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao qual o laboratório é vinculado, no campus da Ilha do Fundão. A construção da nova estrutura, um legado para o Brasil na área de controle de dopagem, é realizada pela UFRJ com recursos dos Ministérios do Esporte e da Educação. As obras começaram com trabalho de terraplanagem, fundação, estrutura e alvenaria.
Após a conclusão da obra, será iniciado um período de testes com novos equipamentos e protocolos de segurança recomendados pela WADA para assegurar seu credenciamento.
O presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™, Carlos Arthur Nuzman, comemorou o início das obras. “A renovação do LABDOP/LADETEC foi um compromisso da candidatura do Rio de Janeiro, assumido pelo governo federal, que agora cumpre a promessa. O combate ao doping é uma bandeira que os Movimentos Olímpico e Paralímpico abraçaram como prioridade e a ampliação do laboratório será uma grande contribuição que os Jogos Rio 2016™ darão a esses esforços no Brasil e em toda a América do Sul”, disse.
O começo da construção do novo prédio foi anunciado mês passado durante a recente visita da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Rio 2016™, que recebeu a notícia com elogios.
Diretor-médico do COI, Dr Richard Budgett, disse: “Gostaríamos de parabenizar o Rio 2016 e o Governo Federal do Brasil pelo início da construção do novo prédio do LABDOP/LADETEC. O novo laboratório vai nos ajudar a continuar implementando nossa política de tolerância zero na luta contra o doping e a garantir o apoio e a proteção aos atletas que estão competindo de forma limpa nos Jogos Olímpicos.”
O LADETEC é um dos 33 laboratórios credenciados pela WADA. A candidatura do Rio previa sua reforma e ampliação para atender à demanda de controle de doping dos Jogos Rio 2016™.